Conecte-se conosco

Economia

Governo quer zerar imposto de importação de 11 produtos

O Governo Federal está em uma corrida contra a inflação em um ano eleitoral. Entenda quais medidas o Governo pretende tomar!

Publicado

em

O Governo Federal vem passando por um sufoco devido a inflação assombrosa que está pairando no território nacional, afetando diretamente a população brasileira. Em vista disso, o Governo está planejando fazer um corte de 10% na tarifa geral de importações praticadas pelo Brasil.

Veja também: Motivos que levaram inflação de março a ser a maior em quase 3 décadas

Por conseguinte, também pretende criar uma medida que permita zerar o imposto de importações referentes a 11 produtos, incluindo o aço e bens que fazem parte da cesta básica.

Desse modo, esse corte de 10% somaria a um outro que foi anunciado há cerca de seis meses, no qual o Governo já havia feito a redução de tarifas referentes a importação em torno de 10%, também.

Na época, a medida foi justificada por meio do Ministério da Economia, como uma forma de fazer com que os bens estrangeiros entrassem mais facilmente no país, na tentativa de “moderar” a inflação.

À vista disso, de acordo com o ministro Paulo Guedes (Economia), na época da medida, disse que “o momento atual, em que temos uma pressão inflacionária forte na economia brasileira e gostaríamos de dar um choque de oferta [ao] facilitar a entrada de importações para dar moderação nos reajustes de preços, é ideal para fazer uma abertura, ainda que tímida, da economia“.

Destarte, para esse novo movimento de cortes, o Ministério de Relações Exteriores vem conversando fortemente com os membros do Mercosul na tentativa de reunir o consenso na decisão. No entanto, de acordo com o poder Executivo, essa redução irá acontecer de qualquer forma, mesmo com a ausência da concordância dos demais países.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS