Conecte-se conosco

Economia

Governo revisa projeções fiscais e passa a ver déficit nominal de 17,2% do PIB este ano

Rombo primário deverá ser de 871 bilhões de reais para o governo central e de 895,8 bilhões de reais para o setor público consolidado.

Publicado

em

O time econômico de Paulo Guedes publicou nesta segunda-feira suas projeções fiscais atualizadas para 2020, revisando na margem suas expectativas e passando a esperar um déficit nominal de 17,2% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 17% da previsão anterior.

Segundo a nova projeção, o rombo primário este ano passa a ser de 871 bilhões de reais para o governo central (12,1% do PIB), e de 895,8 bilhões de reais para o setor público consolidado (12,5% do PIB).

No levantamento anterior, feito em 4 de setembro, os rombos haviam sido previstos em 12,1% e 12,4% do PIB, respectivamente.

O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, apresentou os dados durante audiência pública no Congresso.

Sobre o PIB, foi mantida a expectativa de encolhimento de 4,7% em 2020. Levando em conta esse número, espera-se que dívida bruta aumente para 93,9% em 2020, ante a 94,6% de antes, e que a dívida líquida vá para 67,8% do PIB, contra 67,9% antes.

O importante circunscrever os gastos extraordinários a este ano e prosseguir com a agenda de reformas, disse Waldery, completando que o envio de uma nova etapa da reforma tributária aos parlamentares será feito em breve.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS