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Economia

GPA tem queda de 95% no lucro líquido no segundo trimestre

O total de vendas no país atingiu 7,1 bilhões de reais, representando uma queda de 12,1%. O grupo teve queda de 95,9% no segundo trimestre.

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Pão de açucar - GPA

O GPA, dono do Pão de Açúcar, [B3: PCAR3; NYSE: CBD] anunciou os resultados do 2º trimestre de 2021 (2T21). O total de vendas no país atingiu 7,1 bilhões de reais, representando uma queda de 12,1%. As comparações são relativas ao mesmo período de 2020, exceto onde indicado. Os resultados incluem os efeitos do IFRS 16/CPC 06 (R2), exceto onde indicado de outra forma. 

O grupo quase zerou os lucros líquidos, com uma queda de 95,9% no segundo trimestre devido ao impacto das novas restrições impostas para conter a nova onda da pandemia. Outro fator foi a aliada à forte base de comparação com o ano anterior, parcialmente compensada por rigoroso controle de despesas e manutenção de margem EBITDA ajustada.

No ecossistema digital o GPA foi recorde de vendas online no Brasil com R$ 428 milhões. Um crescimento de 32% em comparação no segundo trimestre de 2020 e de 38% em comparação ao primeiro trimestre de 2021. Também houve aumento da penetração para 8,2%. 

Mensagem do CEO

Confira a íntegra da mensagem do CEO, Jorge Faiçal, para os acionistas e o mercado:

Chegamos ao final do segundo trimestre com um elevado patamar de rentabilidade, controle de custos e lucro líquido positivo mesmo considerando os impactos de uma base de comparação extremamente desafiadora e cenários restritivos complexos pelos quais passamos nos últimos meses em nossas operações na América Latina. 

Nossa percepção está ainda mais clara sobre as mudanças de comportamento do consumidor a favor da omnicanalidade. A evolução do nosso ecossistema digital, com crescimento robusto do e-commerce, penetração de vendas ainda mais representativa e ampliação das modalidades de entrega, aliada à toda a transformação que estamos fazendo no nosso portfólio de lojas, as novas parcerias, e o foco na eficiência operacional e inovação, tudo isso tem um único objetivo: atender o cliente de acordo com o que ele precisa e da maneira que ele deseja, em qualquer canal, formato e prazo. 

E não posso deixar de destacar, ainda, os avanços das iniciativas atreladas à estratégia de sustentabilidade do grupo, relacionadas à promoção da diversidade e inclusão, o impacto social das nossas campanhas de solidariedade, e as frentes de combate às mudanças climáticas, com um esforço constante para levar a sustentabilidade como parte da agenda do negócio, e reforçando nosso papel como um agente transformador.

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