Conecte-se conosco

Política

Greve dos caminhoneiros? Grupos ameaçam greve geral no país; entenda

Ameaça de greve geral dos caminhoneiros passou a circular nas redes sociais nessa quinta-feira (17). A greve vai acontecer?

Publicado

em

Desde a vitória de Lula nas eleições, que aconteceram no dia 30 de outubro, grupos de apoiadores do atual presidente Bolsonaro têm feito manifestações para pedir intervenção militar. Os protestos acontecem devido a infelicidade com o resultado das eleições.

De acordo com os manifestantes, as urnas teriam sido fraudadas durante as eleições, porém já foi comprovado que não houve nenhuma fraude no processo. Mesmo assim, os manifestantes continuam espalhados pelo país, e com um forte apoio da classe dos caminhoneiros.

No começo das manifestações houve bloqueio de estradas por parte da categoria, junto a outros apoiadores de Bolsonaro. Foram dias com estradas bloqueadas, que causaram diversos transtornos, como atraso de mercadorias, de consultas e até mesmo um coração humano que precisava ser transplantado não conseguiu chegar ao destino.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que os bloqueios fossem interrompidos, e determinou uma multa alta para cada caminhoneiro que continuasse bloqueando as vias. Há 11 dias o direito de ir e vir dos Brasileiros estavam mantidos, mas uma nova ameaça surgiu na última quinta-feira (17).

Nas redes sociais o boato de uma paralisação dos caminhoneiros tem ganhado força. A justificativa para a greve tem a ver com o bloqueio de contas de 42 empresas que são suspeitas de financiar as manifestações antidemocráticas. A decisão partiu do ministro do STF Alexandre de Morais.

Em grupos do WhatsApp de apoiadores de Bolsonaro a seguinte mensagem começou a circular: “Greve Geral!!! Após ordem de Alexandre de Moraes para bloquear contas físicas, jurídicas e multar caminhoneiros que estão se manifestando pacificamente em Brasília, profissionais do setor se unem e prometem estacionar os caminhões e não transportar nada em todo o território nacional”.

Mas afinal, vai acontecer mesmo uma greve dos caminhoneiros no país?

A verdade é que o sindicato dos caminhoneiros ainda não se manifestou em apoio a greve, e nem parece que caminha para isso. A informação parece vir de um grupo de caminhoneiros isolado, e não de todo o setor.

Pode ser que aconteça, sim, uma paralisação de algumas empresas de transporte ou profissionais autônomos, mas parece que a indicação de greve geral no país é falsa.

Até o momento da conclusão desta matéria, que se dá na manhã de sexta-feira (18) não há nenhum registro de bloqueio em estradas por parte de caminhoneiros, e nem indicativo de greve pelo setor. Mais informações devem surgir ao longo do dia.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS