Economia
Haddad busca na Califórnia investimentos em data centers no Brasil
Governo quer impulsionar o setor tech.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarcou dia 3 para a Califórnia com o objetivo de atrair investimentos em data centers no Brasil. A visita faz parte da estratégia do governo federal de impulsionar o setor de tecnologia da informação por meio de incentivos fiscais e da consolidação de um novo marco regulatório. Durante a passagem pelos Estados Unidos, Haddad vai se reunir com representantes de grandes empresas de tecnologia e participar de eventos promovidos pelo Instituto Milken.
A agenda do ministro em Los Angeles, onde permanece até terça-feira, inclui reuniões com executivos de gigantes do setor, como Google, Nvidia e Amazon. O foco será apresentar o plano nacional que pretende transformar o Brasil em um polo de infraestrutura sustentável para data centers, aproveitando a matriz energética majoritariamente renovável do país. Um dos pilares da proposta é a desoneração de bens de capital ligados a centros de dados, medida que deverá ser enviada ao Congresso nas próximas semanas.
No domingo, Haddad participa de um jantar com investidores internacionais promovido pelo Instituto Milken, em que será discutida a conjuntura econômica dos Estados Unidos. Na segunda-feira, o ministro fará uma apresentação sobre o cenário econômico brasileiro a empresários e economistas, detalhando as reformas recentes e as propostas de globalização sustentável que o país vem defendendo no G20. Também estão previstas reuniões com Ruth Porat, diretora financeira do Google, e Jensen Huang, CEO da Nvidia, além de uma visita às instalações da empresa de tecnologia em San José.
Amcham Brasil
Na terça-feira, antes de deixar os Estados Unidos, Haddad participará de um café da manhã com cerca de 40 executivos do Brasil e dos EUA, promovido pela Amcham Brasil. Na sequência, terá um encontro com executivos da Amazon para discutir oportunidades de investimentos no setor de tecnologia da informação.
À noite, o ministro segue para a Cidade do México, onde na quarta-feira terá compromissos voltados ao fortalecimento das relações bilaterais com o país vizinho. Pela manhã, se reunirá com brasileiros que atuam em empresas locais e multinacionais. Em seguida, terá encontro com Edgar Amador Zamorra, secretário da Fazenda e Crédito Público do México.
Compromissos
De acordo com o Ministério da Fazenda, os compromissos no México também visam alinhar posições sobre os desafios da globalização e integrar esforços regionais nesse debate, conforme alinhado recentemente pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Claudia Sheinbaum durante reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em Honduras.
Haddad retorna a Brasília na quinta-feira.
(Com Agência Brasil).

-
Agronegócio1 dia atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos1 dia atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Tecnologia12 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia17 horas atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças1 dia atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência