Economia
IBGE diz que Brasil somava 14 milhões de desempregados na 4ª semana de setembro
Taxa de desocupação ficou em 14,4% na quarta semana do mês passado.
A pesquisa Pnad Covid semanal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada nesta sexta-feira mostra que o número de desempregados no Brasil atingiu 14 milhões na quarta semana de setembro, nível recorde mas quase estável em relação à semana anterior.
Embora os números estejam estáveis, o IBGE afirmou que há indícios do aumento de pessoas atrás de emprego em meio a medidas de relaxamento das medidas de isolamento social.
No período, a taxa de desocupação ficou em 14,4% contra 13,7% na terceira semana, quando 13,3 milhões de pessoas estavam desempregadas.
Em maio, a Pnad Covid semanal indicava uma taxa de desocupação de 10,5 % e 9,8 milhões de desempregados, em meio a medidas mais severas de circulação adotadas para conter a pandemia da Covid-19.
O aumento na procura por trabalho e sua contribuição para o aumento das taxas de desemprego já era esperado após a flexibilização da quarentena e retomada parcial das atividades econômicas e de produção.
“Embora as informações sobre a desocupação tenham ficado estáveis na comparação semanal, elas sugerem que mais pessoas estejam pressionando o mercado em busca de trabalho, em meio à flexibilização das medidas de distanciamento social e à retomada das atividades econômicas”, explicou Maria Lucia Vieira, coordenadora da pesquisa do IBGE.
Das pessoas que estavam sem emprego ou procurando por um na quarta semana de setembro, cerca de 25,6 milhões de disseram que gostariam de trabalhar, enquanto 15,3 milhões afirmaram que não estavam buscando um emprego por causa da pandemia ou por não encontrarem postos na região em que moravam. Os níveis estão em linha com a semana anterior.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio11 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças18 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer