Conecte-se conosco

Investimentos

Ibovespa fecha em alta com reforço de Vale, mas fiscal e política preocupam

O volume financeiro no pregão somava R$23,8 bi

Publicado

em

Investimento em bolsa de valores também deve ser declarado; saiba mais

O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira (29), mais uma vez assegurada pelo desempenho da Vale, mas o volume ficou abaixo da média do mês, refletindo cautela com fragilidades fiscais e turbulências políticas no país, além do quadro grave da pandemia de Covid-19.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,43%, a 115.272,50 pontos, de acordo com dados preliminares, após bater 114.095,70 pontos na mínima do dia e 115.552,84 pontos na máxima.

O volume financeiro no pregão somava 23,8 bilhões de reais, ante média diária em março de 36,7 bilhões de reais.

Ações Bolsa de Valores

Ibovespa – Governo

O índice Ibovespa desacelerava a alta da tarde desta segunda-feira (29), enquanto o dólar futuro avançava ante o real, após o ministro Fernando Azevedo e Silva, do Ministério da Defesa, anunciar sua demissão em nota, poucas horas depois da suposta saída de Ernesto Araújo do Ministério das Relações Exteriores.

Perto das 16h20, o principal índice da B3 (SA:B3SA3) subia 0,47%, a 115.324 pontos, ainda perto da máxima de 115.553 pontos. O dólar subia 0,23% ante o real, a R$ 5,798.

Na nota divulgada à imprensa, Azevedo e Silva agradece ao presidente Jair Bolsonaro, “a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos”.

Ele diz sair na “certeza da missão cumprida” e estende gratidão aos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, “que nunca mediram esforços para atender às necessidades e emergências da população brasileira”.

Segundo do dia

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, teria pedido demissão nesta segunda-feira, disseram à Reuters duas fontes do governo a par do assunto sob condição de anonimato. O governo ainda não confirmou a informação.

Ameaçado nas últimas semanas, com uma pressão crescente do Congresso pela sua saída, Araújo foi ao Palácio do Planalto no final da manhã desta segunda apresentar sua demissão, depois de informar a seus auxiliares mais próximos da sua intenção.

Depois de uma semana em que parlamentares – inclusive os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) – pediram abertamente sua demissão, Araújo usou sua conta no Twitter no final de semana para atacar a presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senadora Kátia Abreu (PP-TO), e terminou por enterrar suas chances de se manter no cargo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS