Conecte-se conosco

Investimentos

Ibovespa Futuro: entenda o que é e como funciona o investimento de renda variável

Ativo do Mercado Futuro está atrelado à alternância do índice Ibovespa ao longo do tempo.

Publicado

em

Ibovespa

Antes de saber do que se trata o Ibovespa Futuro, é necessário compreender o que é o Ibovespa. O Ibovespa é o principal índice de desempenho das ações negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3. O indicador foi fundado em 1968 e é formado pelas ações e units das empresas catalogadas na B3, que abrangem alguns critérios específicos. 

Já o Ibovespa Futuro é uma modalidade de investimento de renda variável cujos lucros ou quedas estão associados à variação do índice Ibovespa ao decorrer do tempo. Por essa razão, ele é classificado como de alto risco, já que a negociação dos contratos é feita de acordo com a expectativa do Ibovespa na data futura, mensurada em pontos. 

Por exemplo: em 12 de março, o Ibovespa estava em aproximadamente 72.000 pontos. Suponha que o investidor negociou um contrato futuro com vencimento em junho em 85.000 pontos. Porém, se no dia em que o contrato vencer, ele permanecer nos mesmos 75.000 pontos, o investidor perderá dinheiro, já que pagou pelo contrato avaliado em um índice superior.  Mas se estiver em 91.000 pontos na data de vencimento, ele ganhará dinheiro, já que o contrato estava avaliado em 85.000 pontos.

Dessa forma, o Ibovespa Futuro funciona como um ativo do Mercado Futuro. Ou seja, a negociação do contrato é feita com o preço que os investidores estimam que o ativo valerá adiante, a partir do valor vigente. 

Esse pode ser negociado desde contratos cheios (Futuro de Ibovespa), cujo código é IND, ou mini (Futuro Mini de Ibovespa), com código WIN. O Futuro de Ibovespa é contabilizado a partir dos pontos do índice, em que cada ponto corresponde a R$ 1, já o Futuro Mini de Ibovespa representa R$ 0,20 por ponto do índice. 

Entre as vantagens do Ibovespa Futuro está a proteção contra a alta volatilidade dos investimentos da renda variável. Além dela, existe a oportunidade de replicar a posição do índice Bovespa sem necessidade de assumir, no ato de negociação, com as despesas de transação do mercado à vista. E por fim, com uma única transação, o investidor pode obter alta liquidez sem precisar negociar as ações individuais no mercado à vista. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS