Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Ibovespa patina, mas no final termina em alta

Em Wall Street, o índice Dow Jones encerrou com apreciação de 0,20%, aos 29.883 pontos e o Nasdaq com leve recuo de 0,05%, aos 12.349 pontos.

Publicado

em

O Ibovespa oscilou entre perdas e ganhos, mas no final encerrou o pregão com alta de 0,28%, aos 111.716 pontos. Ao longo do dia variou entre a mínima de 110.579 pontos e a máxima de 112.315 pontos. O giro financeiro somou R$ 35,3 bilhões. Com isso, o ganho no mês somou 2,59% e a queda no ano passou para 3,39%.

Após a forte alta da véspera, em razão das notícias de autorização emergencial para o uso da vacina para o coronavírus, hoje as bolsas adotaram cautela. A notícia de que o Reino Unido se tornou o primeiro país a autorizar o uso da vacina desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNtech foi bem recebida e animou o mercado. No entanto, o impasse nas negociações do pós-Brexit pesaram negativamente.

Além disso, durante depoimentos a comitês do Congresso, o presidente do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA), Jerome Powell, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, voltaram a falar sobre a necessidade de ajudar as pequenas empresas para que ela possam se manter nos próximos meses, enquanto a vacina contra o coronavírus ainda não está liberada para todos.  Eles ressaltaram aos membros do Congresso a importância da ajuda adicional para evitar outra contração da economia no curto prazo.

Por aqui, a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro desistiu da criação de um programa de renda básica e manterá o Bolsa Família em 2021 foi bem recebida pelo mercado, que enxerga na decisão um comprometimento com o teto dos gastos. Com isso, o governo enterra a possibilidade de continuação do auxílio emergencial. Mas, o mercado ainda segue cético de que a LDO de 2021 será analisada no dia 16 de dezembro, conforme prometeu o presidente do senado, Davi Alcolumbre.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que produção industrial referente outubro cresceu 1,1% frente a setembro, na série com ajuste sazonal. Mesmo com o desempenho positivo nos últimos meses, o setor industrial ainda se encontra 14,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Do lado corporativo, Petrobras e Vale fecharam em direções distintas. Enquanto a estatal encerrou com valorização de 1,33%, acompanhando o petróleo no mercado internacional. A mineradora terminou com queda de 1,78%, após a redução na projeção de produção de minério neste ano.

Os bancos fecharam com valorização: Itaú (+0,54%), Bradesco (+0,45%) e Santander (+1,13%). Banco do Brasil teve leve queda 0,05%.

Entre os destaques de alta do Ibovespa ficaram: Cia Hering (+6,13%) e Gol (+5,4%). Já do lado oposto figuraram:  Suzano (-5,17%), Braskem (-4,7%) e PetroRio (-4,4%).

Nos EUA, foi divulgado o relatório nacional de emprego da ADP que mostrou que foram criados 307 mil postos de trabalho em novembro, abaixo do esperado pelo mercado. Os dados de outubro foram revisados para 404 mil vagas, ante 365 mil divulgados anteriormente.  Os números colocaram os investidores em alerta, pois mostra que a economia do país continua crescendo abaixo do esperado.

Em Wall Street, o índice Dow Jones encerrou com apreciação de 0,20%, aos 29.883 pontos e o Nasdaq com leve recuo de 0,05%, aos 12.349 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS