Curiosidades
Identidade está com visual novo no Brasil: Já é possível solicitar?
O novo documento de identificação já está presente em quatro estados do país, e o prazo para que chegue a outros estados é até março de 2023.
Governo Federal irá substituir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), e mudanças serão importantes aos brasileiros. A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida por uma parte dos estados no Brasil e, ao que parece, muitos brasileiros estão ansiosos para a substituição do antigo Registro Geral (RG). O documento está com novo visual, mais seguro e moderno para todos os cidadãos.
Uma das grandes mudanças até o momento foi a unificação da numeração realizada pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF). Até o momento, o documento poderia ser emitido em todos os estados do país ao mesmo tempo, contando que a pessoa poderia ter até 27 documentos.
Já foi idealizado o prazo para que os estados cumpram a emissão da nova identidade e vai até o dia 6 de março de 2023. A emissão já está sendo realizada em ao menos seis unidades federativas e, também, no Distrito Federal.
O que irá mudar na nova identidade?
Além da maior vantagem, que será unificar a numeração através do CPF, o documento também virá nas versões física e digital, e as duas serão validadas igualmente. Outra vantagem é que o documento virá com QR Code para identificação e leitura, tendo a biometria obrigatória e a informação sobre quem é doador de órgão.
A CIN irá possuir o código MRZ (Machine Reading Zone), o que também é utilizado em passaportes. A identidade terá prazo de validade que vai variar de acordo com a idade do cidadão:
• de 0 a 12 anos: 5 anos de validade
• 12 a 60 anos incompletos: 10 anos de validade
• A partir de 60 anos: validade sem tempo determinado
Como solicitar a nova identidade?
O documento começou a ser emitido em julho deste ano, no Rio Grande do Sul, mas só chegou a outros quatro estados e ao DF em agosto. Desta forma, é possível realizar a solicitação da nova identidade também em Goiás, Paraná, Acre e Minas Gerais.
De início, as novas identidades serão emitidas para cidadãos que têm as informações atualizadas no CPF. Quem estiver com regularidades pendentes deverá resolver com a Receita Federal. Resolvido o problema, o próximo passo é realizar o agendamento presencial ou entrar em contato por canais digitais dos órgãos de identificação civil do estado em que reside.

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