Conecte-se conosco

Curiosidades

Nova identidade será emitida somente para quem corrigir este erro no CPF

Nova carteira de identidade brasileira será unificada a partir do CPF; mas, caso o seu possua este erro, não será possível obtê-la. Entenda!

Publicado

em

Descubra se você precisa ou não fazer o novo RG

A nova identidade está presente em alguns estados desde agosto deste ano e a promessa é de que, até março de 2023, ela estará em todos os estados do país. No entanto, alguns brasileiros serão impedidos de adquirir o novo documento, a Carteira de Identificação Nacional (CIN), caso cometam um erro simples de ser identificado.

Para a nova proposta de identificação, o Governo Federal viu uma grande possibilidade de evitar fraudes unificando a numeração da CIN com a do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Contudo, ocorre que, até o momento, o cidadão pode adquirir até 27 registros, sendo um em cada estado. Você sabia disso? Pois é, parece um erro alarmante poder ter uma identidade em cada estado do país.

Para que seja possível acessar o novo documento, será preciso ter o CPF regularizado na Receita Federal e será necessário resolver qualquer pendência antes de realizar a solicitação do novo documento.

Portanto, não poderá realizar a solicitação do novo documento o cidadão que tiver alguma pendência na Receita Federal. Assim, será preciso regularizar todos os dados para ter acesso ao novo documento.

Confira, abaixo, como consultar a saúde do seu CPF:

Como resolver pendências junto à Receita Federal?

A solicitação poderá ser realizada pela internet, por meio do site da Receita Federal. O serviço poderá ser acessado mesmo por quem tiver a inscrição como “suspensa” ou “pendente de regularização”. Nesse contexto, essas pendências podem estar atreladas a muitas situações referentes ao cadastro do cidadão.

Durante a consulta, caso seja gerado um protocolo de atendimento, a pessoa que solicitou poderá enviar alguns documentos por e-mail ao Fisco, sendo eles: RG, certidão de nascimento ou casamento, selfie segurando a identidade e comprovante de residência.

Aos jovens menores de 16 anos de idade, será preciso encaminhar o documento de identificação oficial com foto junto ao do responsável com foto para que seja possível realizar a atualização do documento.

Para regularizar o cadastro junto à Receita, alterar alguns dados ou emitir o CPF, é possível ir até uma agência dos Correios. Menores de 18 anos e maiores de 70 devem se apresentar com título de eleitor, comprovante de alistamento eleitoral, pagar uma taxa de R$ 7 e apresentar o protocolo gerado de inscrição e/ou certidão da Justiça Eleitoral.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS