Conecte-se conosco

Economia

IGP-DI desacelera alta a 3,30% em setembro com arrefecimento da inflação no atacado

Grupo que mais contribuiu para essa leitura foi o de Matérias-Primas Brutas, cuja alta foi de 6,77% em setembro, ante avanço de 10,55% no mês anterior.

Publicado

em

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou a alta a 3,30% em setembro, após registrar um avanço de 3,87% no mês anterior. O resultado reflete o arrefecimento na inflação ao produtor, conforme informações divulgadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira, 07.

De acordo com o levantamento, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador, cresceu 4,38% em setembro, uma desaceleração em relação ao salto de 5,44% apresentado em agosto.

O grupo que mais contribuiu para essa leitura foi o de Matérias-Primas Brutas, cuja alta foi de 6,77% em setembro, ante avanço de 10,55% no mês anterior, refletindo o arrefecimento nos preços de commodities como minério de ferro, café em grão e suínos.

Para o consumidor, o mês passado foi de maior pressão da inflação, uma vez que o índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do IGP-DI, cresceu 0,82% em setembro, após ganho de 0,53% em agosto.

Já os grupos Educação, Leitura e Recreação, que acelerou a alta de 0,05% para 3,19% em setembro, e Alimentação, que ampliou seu salto de 0,81% para 1,81%, impulsionaram o comportamento do IPC, influenciados fortemente pela disparada nos preços das passagens aéreas, do arroz e do feijão.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 1,16% em setembro, contra alta de 0,72% no mês anterior.

No acumulado do ano, o IPG-DI registrou alta de 14,80% e, no período de 12 meses, os ganhos foram de 18,44%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS