Conecte-se conosco

Economia

IGP-M Baixou: Podemos pedir desconto no aluguel?

O Índice Geral de Preços do Mercado está negativo, e isso não acontece desde 2018. Será que é uma boa hora para tentar um abatimento no preço do aluguel?

Publicado

em

Muita gente não sabe, mas a inflação do aluguel no Brasil é medida por meio do chamado IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Este, por sua vez, demonstrou uma queda de -0,95% em abril desse ano.

Se levarmos em conta os 12 meses passados, o valor acumulado era de -2,17%. Assim, devido a essa baixa, abre-se uma possibilidade bem interessante para quem vive de aluguel. O inquilino pode fazer um pedido para que o valor pago seja revisto, mas isso depende de alguns fatores.

A porcentagem do IGP-M calcula-se através da variação de preços de produção, considerando também o consumidor e os custos referentes ao setor da construção civil.

O índice não ficava negativo desde o ano de 2018, portanto, esses dados são uma grande surpresa para todos. Teoricamente, a baixa poderia resultar em uma redução e 2,17% nos valores de locação, de acordo com o Secovi-SP.

Porém, como nem tudo na vida são flores, isso provavelmente não acontecerá. Um dos principais motivos para essa recusa de recuo é o fato de o preço do aluguel não ser controlado só por conta das variações do IGP-M.

Há também um parecer jurídico bastante interessante no que diz respeito aos contratos dos locatários. A maior parte dos documentos não possui cláusulas que obriguem os valores a baixarem, apenas devido a essa queda do índice citado antes.

O que eu posso conseguir, então?

Se você chegou até aqui na leitura e já se desanimou com as informações anteriores, não fique triste. O momento é favorável principalmente para quem possui contrato de aluguel com vencimento agora em maio.

É possível usar esse “trunfo” como justificativa para evitar o aumento dos valores que você já paga atualmente. Ao negociar com o proprietário do imóvel, você deve levar em conta o preço médio das locações na região, pois isso acaba tendo mais influência nos preços finais do que a própria inflação.

E lembre-se, nunca faça acordos somente de boca, sempre registre tudo o que for combinado. As vias legais como advogados e cartórios estão aí para te proporcionar segurança e evitar dores de cabeça.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS