Conecte-se conosco

Economia

IGP-M sobe para 4,57% com salto na inflação ao produtor, diz FGV na 2ª prévia de setembro

Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 6,36% no período.

Publicado

em

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou para 4,57% na segunda prévia de setembro, frente a salto de 2,34% no mesmo período de agosto, disse a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, espelhando o aumento incessante da inflação ao produtor.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 6,36% no período, ante alta de 3,15% na segunda prévia de agosto. O IPA representa 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado.

O Matérias-Primas Brutas liderou o aumento com 11,31% em setembro contra ganho de 5,60% em agosto, grande parte pela inflação em commodities como o minério de ferro (17,01%) e soja (12,53%), que juntos responderam por 42% do resultado do IPA.

Com peso de 30% no índice geral, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,38% na segunda prévia de setembro, ante avanço de 0,41% em agosto.

O grupo de Saúde e Cuidados Pessoais, que havia saltado 0,54% na segunda prévia de agosto, caiu 0,50%, encabeçando o movimento de leve desaceleração da inflação ao consumidor.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) saltou 0,98% no período, após ter ganhado 0,96% na segunda prévia de agosto.

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) é uma referência para a correção de valores de contratos. Esse segunda prévia considerou variações de preços no período entre os dias 21 de agosto e 10 de setembro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS