Conecte-se conosco

Artigos

Veja a importância das abelhas para o meio ambiente

Confira nesse artigo como as abelhas são importante para o meio ambiente e veja o por que elas estão desaparecendo.

Veja a importância das abelhas.

Primeiramente, as abelhas são um dos insetos voadores mais importantes para a biodiversidade do planeta devido ao seu papel de polinização. A polinização é a troca de células reprodutoras das abelhas através dos grãos de pólen, localizadas nas antenas das flores.

Sendo assim, há mais de 25 mil espécies de abelhas reconhecidas em todos os continentes, exceto a Antártida. Sendo o Brasil o país com maior biodiversidade de abelhas no mundo. As abelhas são muitas vezes vistas apenas na produção de mel, sendo 70% dos alimentos nós consumimos se deve ao trabalho das abelhas.

Continue lendo o artigo para ver a real importância das abelhas no planeta.

A importância das abelhas

Todas as abelhas são responsáveis pela atividade base de reprodução das plantas e sua variedade genética. Sendo assim, várias espécies de plantas dão continuidade no processo de crescimento devido às abelhas.

Mais de 80% das árvores tropicais necessitam da polinização para sobreviver, e isso impacta no meio ambiente para se ter o equilíbrio natural. Pois, estudos apontam que, quanto mais árvores polinizadas pelas abelhas, mais contribui contra o avanço do aquecimento global e poluição ambiental.

As abelhas impactam também na agricultura, já que os plantios necessitam da polinização natural para crescer. Por exemplo, a maçã depende 90% das abelhas para sobreviver.

Estudos apontam que abelhas usadas em lavouras apresentaram um aumento de 20% a 80% na produção.

A importância do mel

Há milhares de anos o mel era como fonte de energia e prevenção de doenças por conta da sua composição. Essa composição consistia em minerais, ferro, vitaminas dos complexos B,C,D e E. Utiliza-se o seu gosto naturalmente doce a muito anos como adoçante natural, tanto em estado natural ou aplicado em receitas caseiras.

Sendo assim, estudos mostram que o mel possui propriedades antimicrobianas, antivirais, antiparasitárias, anti-inflamatórias, antioxidantes e anticarcinogênicas que contribui com a saúde do corpo humano. Pois, o mel pode conter ainda substâncias importantes como a Colina, que é um elemento essencial para as funções cerebral e cardiovascular.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS