Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Imposto de Renda 2020: Receita abre a consulta ao lote residual de restituição

Em setembro, a Receita Federal anunciou que 910 mil declarações estavam retidas na malha fina do IR de 2020. Devido a incoerências nas informações.

Publicado

em

IRPF 2021: Receita amplia acesso à declaração pré-preenchida

A Receita Federal comunicou ter aberto na sexta-feira, 23, as consultas a mais um lote residual de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, referente ao ano-base 2019.Os lotes residuais são os de contribuintes que caíram na malha fina do IR em 2020, mas depois normalizaram  as pendências.

As consultas podem ser feitas:

  • Na página da Receita na internet;
  • Pelo telefone 146;
  • Pelo aplicativo para tablets e smartphones.

Ao todo, 120.268 contribuintes receberão R$183 milhões em 30 de abril, de acordo com a Receita. Desses, R$95,9 milhões referem-se a contribuintes com prioridade no recebimento dos valores (idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério).

Malha fina

Em setembro, a Receita Federal anunciou que 910 mil declarações estavam retidas na malha fina do IR de 2020 devido a inconsistências nas informações prestadas.

Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi a principal causa para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

Quer saber se  está na malha fina?

Os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.