Imposto de Renda - IRPF
Imposto de Renda 2022: caso você tenha caído na malha fina, veja como regularizar
A Receita divulgou que a grande maioria das declarações retidas apresentavam uma omissão de rendimentos. Veja os detalhes.
A tarefa de declarar o Imposto de Renda não é muito agradável para a maioria das pessoas. É um serviço complicado, às vezes demorado para ser realizado. Porém, mesmo que você tenha se esforçado para deixar tudo legalizado, a Receita Federal pode enquadrar seu nome naquilo que conhecêssemos como “malha fina”, isso significa que houve alguma falha ou falta nas informações repassadas em sua declaração. O número dos que “caíram na malha fina” ultrapassa 1 milhão pessoas.
Outra informação que a receita repassou é que foram registradas mais de 38 milhões de declarações de renda, somente a partir deste número que puderam ser assinaladas as pessoas que retiveram ou erraram em suas declarações.
A receita apontou que a maioria das pessoas que estão na malha fina, caiu nela, pois excluíram várias informações, e essa maioria representa 41,9% dos mais de 1 milhão de declarações retidas.
A receita também encontrou diferenças entre o valor do imposto que é de conhecimento do IRRF e o valor que foi informado pela pessoa física. Outra parte, porém menor, entrou na “malha fina” por causa de deduções de tributos devidos, recebimentos de rendimentos acumulados e contraste de informações sobre pagamentos de carnê-leão e impostos complementares.
E no que diz respeito a impostos que ainda precisam ser pagos a receita, observou-se que 811.782 declarações necessitam restabelecer o valor do imposto. E ainda mais de 198 mil pessoas precisam pagar o imposto total e outros 21.956 estão com saldo zero, são os que representam 2,1% dos retidos em malha fina.
Com tantas pessoas que estão inadimplentes com a receita federal, é preciso tomar cuidado e verificar se o seu nome não está retido até que seja regularizado.
Se você está disposto a saber se caiu na malha fina, então você está no lugar certo, pois vamos te ensinar passo a passo para ter essa informação.
- Acesse o portal e-CAC de atendimento virtual da Receita Federal;
- Faça o login, clique na opção “Meu Imposto de Renda”;
- Na aba “Processamento”, clique em “Pendências na malha”.
Se você seguir este passo a passo poderá saber se entrou na malha fina e ainda descobrir o motivo pelo qual caiu. E com essas informações poderá então resolver as pendências.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira16 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia11 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?