Finanças
Imposto de Renda | Como declarar o precatório?
Veja como fazer para incluir o recebimento do precatório ou requisição de pequeno valor na declaração do Imposto de Renda. Confira aqui!
O precatório recebido ou requisição de pequeno valor (RPV) precisa constar no seu IR (Imposto de Renda). Em uma visão mais ampla, estes valores remetem a ganhos em processos judiciais adverso aos órgãos do governo federal, estatal ou municipal.
Veja também: Entenda a isenção aprovada no Senado sobre impostos em equipamentos fotográficos
O que será necessário para informar no seu IR:
Rendimentos envolvendo o precatório ou RPV. Se por ventura você não possuir este documento, será necessário requisitar o auxílio do advogado responsabilizado pelo processo.
Como lançar os valores no IR?
Encontre a ficha “Rendimentos Recebidos Acumuladamente”, ou “RRA”, no menu que localiza-se no lado esquerdo da tela do programa de preenchimento do RS 2022. Selecione a opção “Novo”.
Insira:
• CNPJ
• Fonte pagadora (banco onde foi retirado o precário)
Após este passo, complete o campo “Rendimentos tributáveis” com o valor do precatório ou RPV. Acompanhe o processo exatamente como solicitado no informe de rendimentos.
Se por ventura você possuir uma idade acima de 65 anos, clique na opçãp “Parcela isenta 65 anos”, para ter direito a isenção.
Se por acaso houve retenção de “Contribuição Previdenciária Oficial”, insira o valor determinado no informe de rendimentos no campo que diz respeito à ficha da declaração.
Sendo assim, da mesma maneira, se tiver “Imposto retido na fonte”, complete no respectivo local o valor que consta no informe. Em seguida, relate o “mês de recebimento” do precatório e o “número de meses” a que se refere o processo.
Estes dados necessitam estar no processo ou no informe de rendimentos. Se houver dificuldade para achá-lo, informe seu advogado e peça auxílio, pois os dados são necessários para efetuar o cálculo do imposto referente à quantia recebida no precatório.
Previamente de efetuar a conclusão da ficha “Rendimentos recebidos acumuladamente” ou “RRA”, é preciso que você selecione em sua própria ficha o meio de tributação que pertencerá aos valores ganhos no precatório.
Ao obtê-lo, será tributado o valor inicial na fonte pela instituição pagadora. Mas, por motivos divergentes, o imposto ocasionalmente poderá sofrer alterações, por esse motivo é requerido que haja um ajuste na sua declaração anual.
Uma opção acessível é escolher a tributação “exclusiva da fonte”, na qual o imposto virá a ser calculado novamente com base na tabela progressiva do imposto.

-
Tecnologia2 dias atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia2 dias atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Finanças1 dia atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Finanças20 horas atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Mundo2 dias atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Política19 horas atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Finanças2 dias atrás
Moeda mais cara do planeta é vendida por US$ 11 milhões
-
Economia2 dias atrás
Drex avança para novos testes: o que esperar da versão digital do real?