Conecte-se conosco

Economia

Imposto de Renda: descubra a melhor estratégia para evitar a malha fina e declarar com segurança

Com o início do ano, também chega a declaração do Imposto de Renda, e o que preocupa muitos brasileiros é a possibilidade de cair na malha fina.

Publicado

em

Receita Federal alerta para golpes em e-mail envolvendo o Imposto de Renda

No início de todos os anos há a necessidade de fazer a declaração do Imposto de Renda (IR). Para isso, é necessário consultar diversos documentos, solicitar outros, passando por um demorado processo, e o que os cidadãos menos querem é cair na malha fina.

Mas, afinal, o que é a “malha fina”?

A malha fina é quando a Receita Federal percebe a falta de alguns documentos ou nota divergência nas informações apresentadas, motivo pelo qual solicita a revisão de todos os documentos apresentados.

Dessa forma, a Receita Federal vai analisar com muito mais cuidado os documentos enviados pelo cidadão em questão, que, por sua vez, deverá se retratar e também deixará de receber a restituição.

Como evitar cair na malha fina?

É necessário que o cidadão tenha muita atenção no momento de declarar o seu Imposto de Renda, para que não haja erros que possam fazê-lo cair na malha fina.

Separe todos os documentos necessários, para não se esquecer de nenhum. E prepare-se com antecedência para que você possa fazer a declaração levando o tempo que achar necessário.

Se você se esquecer de declarar parte da sua renda, é muito provável que você vá parar na malha fina. Então, tire um tempo e analise as suas finanças do último ano para não esquecer de nenhuma movimentação significativa.

Saiba que deve constar em sua declaração seu salário, além de valores recebidos por prestação de serviços. Benefícios e outros valores, como, por exemplo, aposentadoria e aluguéis, também devem estar presentes na documentação.

Vale lembrar que é necessário também declarar o seu saldo em bancos, instituições financeiras, contas correntes, aplicações e investimentos.

Não se esqueça de trazer as informações necessárias sobre os seus dependentes, pois esses também devem constar na declaração.

Algum familiar ou amigo utilizou o seu cartão de crédito? Não esqueça de declarar! Isso porque transações feitas por cartão de crédito também são analisadas pela Receita Federal, dessa forma, a sua renda deve condizer com esses gastos, ou você pode acabar ficando na malha fina da Receita.

Caso você também efetue doações, seja para entidades, ONGs ou pessoas físicas, é necessário também informar isso na sua declaração.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS