Economia
Inadimplência de estatais da China desencadeia liquidação nos mercados e temores de crise
Normalmente, os investidores consideram os títulos emitidos por empresas estatais como menos arriscados devido ao apoio do governo.
Os bancos e gestores de fundos chineses se desfizeram de suas carteiras em títulos corporativos mais arriscados nesta sexta-feira. Isso porque a inadimplência de empresas estatais de alto nível gerou ondas de choque no mercado de títulos corporativos doméstico.
Segundo analistas, com o aumento dos rendimentos dos títulos de baixa classificação, o calote sugere que as autoridades estavam voltando a limpar o acúmulo excessivo de dívidas em uma economia que está voltando a crescer após a crise da pandemia de coronavírus.
Uma mineradora chinesa que deixou de quitar sua dívida esta semana, por exemplo, cancelou uma reunião de investidores, marcada para esta sexta-feira, por temer que se tornasse caótica depois que muitos credores aparecessem.
Normalmente, os investidores consideram os títulos emitidos por empresas estatais como menos arriscados devido ao apoio do governo.
No entanto, a recente inadimplência de empresas como a Yongcheng Coal & Electricity Holding Group e outros órgãos do governo desencadeou uma liquidação esta semana de dívidas emitidas por empresas estatais, aumentando assim os temores de uma crise de crédito em andamento.
“Depois que o ambiente de crédito é destruído, é muito difícil reconstruir a confiança”, afirmou Qu Qing, analista da Jianghai Securities.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia13 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política15 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira