Finanças
Inadimplência: Negativados há 5 anos voltam a ficar com o nome limpo no SPC ou Serasa?
O que muda de fato com o passar dos 5 anos é ter de volta o nome limpo e por consequência, mais chances de conseguir crédito no mercado.
Se você está com o nome “nome sujo”? pois deixou de cumprir com o pagamento de suas obrigações financeiras, sabia que as empresas têm o prazo de até 5 anos para cobrar uma dívida? Exatamente, caso esse tempo termine, o credor não pode mais exigir a negativação do nome do cliente em órgãos de proteção ao crédito. Dessa forma, todas as restrições até então estabelecidas acabam sendo retiradas.
Mas muita atenção, pois isso não quer dizer que a dívida não exista. Ela continua ativa e os juros seguem sendo tributados e o banco pode continuar cobrando o endividado pela vida toda. O que realmente muda, de fato, com o passar dos 5 anos, é ter de volta o nome limpo e, por consequência, mais chances de conseguir crédito no mercado.
Parece tranquilo ficar com o nome negativo, porém, cinco anos pode trazer problemas. Isso porque pode envolver um período de perdas, incluindo bens móveis e imóveis. O processo é comum quando o credor ganha uma ação na Justiça para receber o valor devido.
Passaram-se cinco anos, mas a restrição permanece: O que fazer?
Caso tenham se passado 5 anos desde a inclusão do nome no SPC e Serasa, mas mesmo assim o CPF do consumidor permanece na lista de restrições, é possível pedir uma compensação monetária indenizatória. A lei explica que a negativação pode gerar uma série de prejuízos ao consumidor.
Vale destacar que é fundamental que os cidadãos acompanhem regularmente a situação dos seu CPF. Apesar de ter o nome restrito, existem direitos que devem ser cumpridos, independentemente do caso de inadimplência.
Outro ponto importantíssimo é que, caso a cobrança feita pelo credor chegue a causar incômodo ao devedor, existe a possibilidade de registrar uma queixa sobre o constrangimento de como as abordagens são feitas de maneira incessante.
Diante de tudo isso, é muito importante, sem sombra de dúvida, pagar a dívida. O Serasa e o SPC, assim como as empresas, oferecem regularmente acordos de quitação de dívidas, boa parte com descontos. O Feirão Serasa Limpa Nome, por exemplo, faz parte da lista de ações que possibilitam quitar débitos vencidos pagando menos.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira17 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia12 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
2 Comments