Economia
Índices futuro de ações sinalizam recuperação
Mercado se anima com retomada de testes da vacina contra covid-19, enquanto aguarda decisões dos BCs.
O vaivém verificado na semana passada por dúvidas sobre o ritmo da recuperação da economia no mundo ainda não se dissipou, assim como as incertezas sobre o preço dos ativos, principalmente, das empresas de tecnologia. Diante dessas incertezas, os investidores apostam em mais uma semana de volatilidade nos negócios. Na semana passada, o Ibovespa ficou condicionado à dinâmica das bolsas em Wall Street. Por enquanto, o futuro do índice doméstico apontava alta de 1,04%, às 9h05.
A falta de notícias sobre as reformas estruturais e as preocupações com a questão fiscal seguem no radar dos investidores, e essas dúvidas devem continuar impedindo uma melhor valorização das ações. Ao longo da semana serão divulgados indicadores de economia aqui e lá fora que podem ditar o ritmo dos negócios.
Os Banco Centrais do Brasil, dos Estados Unidos (Federal Reserve), do Japão (BoJ) e da Inglaterra (BoE) vão anunciar as medidas de política monetária para os seus países. Além disso, os investidores estarão atentos ao comunicado que essas instituições divulgam logo após a decisão.
Por aqui, logo mais, o BC divulga o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de julho e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela os Índices Gerais de Preços (IGP). No meio da tarde é a vez de conhecer os dados semanais da balança comercial.
Os economistas do mercado financeiro elevaram, pela quinta semana consecutiva, a estimativa de inflação de 2020 de 1,78% para 1,94%, segundo o Boletim Focus. Para 2021, a estimativa passou de 3% para 3,01%. Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de queda melhorou, passou de 5,31% para 5,11%. Para a Selic, a previsão é de manutenção até o final do ano e, para 2021, recuou de 2,88% para 2,50%.
Do lado corporativo, a Ser Educacional anunciou no final de semana a compra dos ativos da Laureate no Brasil por cerca de R$ 4 bilhões. Com a aquisição, o número de estudantes da Ser vai mais que dobrar.
No campo político-econômico, o mercado está atento à decisão do governo de incluir na Constituição os princípios do Renda Brasil, que substituirá o Bolsa Família.
Nos EUA, os futuros operam em alta, após a notícia de que a Oracle superou a Microsoft e deve levar as operações do TikTok. A operação ainda precisa da aprovação das autoridades norte-americanas e chinesas.
Ademais, a farmacêutica AstraZeneca anunciou a retomada da fase três de testes da vacina contra o coronavírus no Reino Unido. Na semana passada, os testes foram suspensos após um participante apresentar reações adversas. Já a Pfizer informou que a vacina que está sendo desenvolvida em parceria com a BioNTech da Alemanha pode estar disponível para distribuição nos EUA até o final do ano.
Em Nova York, o índice futuro do Dow Jones subia 0,80%, aos 27.712 pontos.

-
Tecnologia14 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia11 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo23 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
Pingback: Trígono Capital lança fundo de previdência alocado 100% em ações