Conecte-se conosco

Empresas

Inesperado: Concorrentes no Chocolate se Unem! Saiba por que Duas Grandes Marcas se Juntarão – Surpreenda-se!

Você prefere os chocolates da Nestlé ou da Garoto? Em breve, essas marcas deverão se unir, pois a Nestlé comprou a concorrente em 2002.

Publicado

em

Se você vivia em dúvida sobre quais são seus chocolates favoritos, os das Nestlé ou da Garoto, saiba que essas duas marcas famosas estão bem próximas de se tornar uma só.

Isso deverá acontecer porque a Nestlé iniciou o processo de compra da sua concorrente, Garoto, em 2002. No entanto, apenas agora, 21 anos depois, a venda deverá ser analisada e finalmente concluída.

A expectativa se encontra alta porque o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, deverá, finalmente, analisar o caso.

21 anos: Qual o motivo de tanta demora?

O processo de compra inicialmente se deu em 2002, no entanto, dois anos mais tarde, em 2004, ele foi vetado pelo Cade. Não satisfeita, a Nestlé decidiu recorrer à Justiça.

Em 2005, a ação de compra voltou a ser autorizada, mas a felicidade não durou muito porque em 2009, novamente, a decisão veio a ser anulada, e o processo de compra, paralisado.

A briga judicial pela aquisição da concorrente durou tanto tempo que alterações nas leis vieram a acontecer, tanto que, em 2012, o Cade passou a ser o órgão responsabilizado por autorizar vendas e compras de empresas, o que, anteriormente, só vinha a acontecer após a aquisição.

Por esse motivo, a operação de compra precisou ser cancelada no ano de 2004. Nessa época, concorriam, lado a lado, a Nestlé, com 34% do mercado de chocolates no país, e a Lacta, com uma fatia de 33% do mercado de chocolates.

Com a aquisição da Garoto pela Nestlé, essa seria responsável por uma fatia bem maior, que corresponderia a 58% do mercado de chocolates no Brasil.

Todo esse processo continuou na Justiça, até que, no ano de 2018, o Tribunal Regional Federal (TRF) acatou um dos recursos solicitados pela Nestlé.

Dessa forma, o TRF fez com que o Cade tivesse que reabrir o processo de aquisição, o que só veio realmente a acontecer no ano de 2021.

Com o processo reaberto, o Cade veio a desistir da disputa judicial e deverá analisar o caso para, finalmente, após 21 anos, finalizar a aquisição da Garoto pela Nestlé, unindo as duas gigantes do mercado dos chocolates.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS