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Automobilística

Inovação chinesa no Brasil: GWM anuncia fábrica e a 1ª picape híbrida do país

Montadora no interior de São Paulo será a maior mantida pela empresa no Ocidente e terá capacidade para produzir até 100 mil veículos por ano

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Uma notícia boa para a economia brasileira foi anunciada nessa quinta-feira (27). A montadora de carros chinesa GWM divulgou como será a implantação de sua primeira fábrica no país, que funcionará em Iracemápolis (SP).

Em uma cerimônia de lançamento ocorrida na nova planta da fabricante, o vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou a estreia da linha de montagem da GWM.

Ele confirmou que o início das atividades da fábrica será em 1º de maio de 2024. Ao lado dele, esteve presente o CEO da GWM nas Américas, James Yang.

Foco em veículos híbridos

A operação da empresa no país será focada, exclusivamente, na produção de veículos híbridos e EVs. A fábrica do interior de São Paulo será a maior da empresa no Ocidente.

A planta de Iracemápolis passará por um processo de modernização e ampliação da linha de montagem, com aumento da capacidade de produção de 20 mil veículos por ano para 100 mil.

Geração de empregos e popularização dos modelos elétricos

A previsão é que a chegada da fábrica ao país crie em torno de 2 mil empregos diretos. Com o crescimento da quantidade de veículos produzidos, anualmente, a planta será um polo de exportação de EVs para toda a América Latina.

Outro foco da atuação da GWM no Brasil é popularizar a comercialização de carros elétricos, tendência que já se observa em outros países, mas que ainda engatinha no mercado nacional.

Geraldo Alckmin destacou em seu discurso que “a neoindustrialização do Brasil passa, necessariamente, pela descarbonização, inovação e pela criação de meios de produção mais sustentáveis e eficientes“.

Investimentos

Ao todo, a GWM deve investir, inicialmente, cerca de R$ 10 bilhões para iniciar as operações no Brasil. O prazo de duração será de 10 anos, conforme o anúncio feito pela companhia em janeiro de 2022.

A priorização de modelos híbridos e elétricos faz parte do compromisso da empresa em atingir a neutralidade de carbono em todos os seus mercados até 2045.

SUV e Poer, primeira picape híbrida do Brasil

Para estrear, a GMW planeja a fabricação de dois veículos específicos no Brasil: um SUV e uma picape, chamada Poer. Os dois modelos são híbridos e vão compartilhar as mesmas plataformas de motorização.

Eles serão vendidos para toda a América Latina, com adequações para os respectivos mercados e estradas, com suspensão, direção, motor e conectividade adequada.

Veja os detalhes:

  • A picape será flex;
  • A Poer brasileira será baseada na versão chinesa;
  • Ela será mais alta que a Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Nissan Frontier;
  • Tanto a Poer como o SUV terão motor 2.0 turboflex elétrico;
  • O SUV terá tração 4×4, com construção de carroceria sobre chassi, de nome “Tank”;
  • A picape será o primeiro flex do mundo desenvolvido pela GWM;

Futuramente, a fabricante no Brasil planeja oferecer novos modelos híbridos tradicionais, plug-in, EVs e movidos a hidrogênio.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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