Tecnologia
Inovação no ChatGPT: integração com imagens eleva habilidades do sistema além das humanas
A OpenAI, empresa criadora do chatbot, anunciou a atualização da plataforma base da IA: “São os melhores resultados de todos os tempos”.
A OpenAI, empresa responsável pela criação do ChatGPT, anunciou nessa terça-feira (14) uma evolução da plataforma que dá base para o funcionamento do chatbot que tem agitado o setor de tecnologia.
O GPT-4 é a atualização do sistema GPT-3.5. Além das habilidades da versão anterior, ele também aceita inputs de imagens e apresenta uma performance acima da humana em atividades acadêmicas e profissionais.
A novidade foi apresentada como o “novo marco” da empresa no que se refere ao desenvolvimento de “deep learning“.
Diferenças
Durante os testes, o GPT-4 apresentou habilidades mais elaboradas em relação ao GPT-3.5. Segundo a OpenAI, ele consegue, por exemplo, passar em um exame simulado com uma pontuação entre os 10% melhores candidatos.
Enquanto isso, O GPT-3.5 obteve pontuação em torno dos 10% inferiores, algo que já era considerado relevante no que se refere à capacidade de uma inteligência artificial.
A OpenAI já avalia os resultados obtidos com o novo sistema como “os melhores de todos os tempos”, mas frisa que ainda estão longe de serem perfeitos em factualidade.
Apesar do avanço, a companhia pondera que a distinção entre GPT-3.5 e GPT-4 é sutil, na prática. A grande diferença entre eles fica evidente em tarefas mais complexas. A nova versão mostrou-se mais confiável e criativa.
Treinamento do GPT-4
Para treinar a nova atualização do sistema, os desenvolvedores utilizaram o próprio ChatGPT e a Azure, que é uma plataforma de cloud computing da Microsoft.
A criação do GPT-4 ocorreu em paralelo ao GPT-3.5. Segundo a OpenAI, ele foi o primeiro grande modelo cujo desempenho de treinamento foi possível prever com precisão e antecedência.
“À medida que continuamos a nos concentrar no dimensionamento confiável, pretendemos aprimorar nossa metodologia para nos ajudar a prever e nos preparar para recursos futuros com cada vez mais antecedência, algo que consideramos crítico para a segurança”, informou a empresa.
A nova plataforma já está disponível via ChatGPT e também na API da OpenAI. Para ter acesso, é preciso se inscrever numa lista de espera.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS