Tecnologia
Inovação no ChatGPT: integração com imagens eleva habilidades do sistema além das humanas
A OpenAI, empresa criadora do chatbot, anunciou a atualização da plataforma base da IA: “São os melhores resultados de todos os tempos”.
A OpenAI, empresa responsável pela criação do ChatGPT, anunciou nessa terça-feira (14) uma evolução da plataforma que dá base para o funcionamento do chatbot que tem agitado o setor de tecnologia.
O GPT-4 é a atualização do sistema GPT-3.5. Além das habilidades da versão anterior, ele também aceita inputs de imagens e apresenta uma performance acima da humana em atividades acadêmicas e profissionais.
A novidade foi apresentada como o “novo marco” da empresa no que se refere ao desenvolvimento de “deep learning“.
Diferenças
Durante os testes, o GPT-4 apresentou habilidades mais elaboradas em relação ao GPT-3.5. Segundo a OpenAI, ele consegue, por exemplo, passar em um exame simulado com uma pontuação entre os 10% melhores candidatos.
Enquanto isso, O GPT-3.5 obteve pontuação em torno dos 10% inferiores, algo que já era considerado relevante no que se refere à capacidade de uma inteligência artificial.
A OpenAI já avalia os resultados obtidos com o novo sistema como “os melhores de todos os tempos”, mas frisa que ainda estão longe de serem perfeitos em factualidade.
Apesar do avanço, a companhia pondera que a distinção entre GPT-3.5 e GPT-4 é sutil, na prática. A grande diferença entre eles fica evidente em tarefas mais complexas. A nova versão mostrou-se mais confiável e criativa.
Treinamento do GPT-4
Para treinar a nova atualização do sistema, os desenvolvedores utilizaram o próprio ChatGPT e a Azure, que é uma plataforma de cloud computing da Microsoft.
A criação do GPT-4 ocorreu em paralelo ao GPT-3.5. Segundo a OpenAI, ele foi o primeiro grande modelo cujo desempenho de treinamento foi possível prever com precisão e antecedência.
“À medida que continuamos a nos concentrar no dimensionamento confiável, pretendemos aprimorar nossa metodologia para nos ajudar a prever e nos preparar para recursos futuros com cada vez mais antecedência, algo que consideramos crítico para a segurança”, informou a empresa.
A nova plataforma já está disponível via ChatGPT e também na API da OpenAI. Para ter acesso, é preciso se inscrever numa lista de espera.

-
Tecnologia16 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia18 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Mundo17 horas atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
Carreira2 dias atrás
Profissão mais bem paga do Brasil surpreende; conheça o topo do ranking salarial