Conecte-se conosco

Curiosidades

Insólito! Aeroporto do Brasil no top dos mais bizarros globais! Veja qual

Confira a lista dos 10 aeroportos mais “bizarros” do mundo, que tem brasileiro no meio.

Publicado

em

Embora o transporte aéreo seja um dos mais eficientes que existem, muitas vezes as pistas de decolagem e pouso dos aeroportos não são tão comuns, o que pode causar estranheza e, em alguns casos, até mesmo medo.

Pode ser que você já tenha imaginado como seria pousar em neve compactada, no meio de uma metrópole, ao lado de uma praia, em uma ilha ou até mesmo à beira de um abismo. Segundo levantamentos dos sites Budgetair e Times of India, esses são apenas alguns dos exemplos de aeroportos mais bizarros do mundo.

O que os rankings mostram é que nem sempre os locais escolhidos para instalar um terminal aéreo são os mais adequados, mas por falta de espaço ou por comodidade, eles acabam sendo construídos em ambientes peculiares. Confira a seguir os 10 aeroportos mais “esquisitos” que existem:

1. Aeroporto Changi de Singapura (Singapura)

O Aeroporto Changi de Singapura é reconhecido mundialmente por sua grandeza e por oferecer diversas opções de entretenimento aos passageiros. Além de um jardim com mais de 1 mil borboletas tropicais, ele disponibiliza um cinema onde os viajantes podem assistir a um filme gratuitamente enquanto esperam pelos seus voos, um escorregador de 40 pés, entre outras atrações.

2. Aeroporto de Kansai (Japão)

O Aeroporto de Kansai, um dos mais sofisticados do mundo, está localizado em uma ilha artificial de 4 km de comprimento por 2,6 km de largura. Inaugurado em 1994, ele é o primeiro a ser construído offshore, no mar.

O local possui duas pistas com pouco mais de 3,5 km cada e, para acessá-lo, os passageiros podem cruzar uma ponte de carro ou trem para chegar ao continente.

3. Aeroporto de Gibraltar (Gibraltar)

A característica mais marcante do aeroporto é que sua pista de decolagem e aterrissagem é atravessada pela principal estrada do território, a Winston Churchill Avenue. Como resultado, a via é fechada sempre que um avião precisa usar a pista. Devido ao tamanho reduzido do local e ao baixo número de voos, o fechamento não causa grandes transtornos.

4. Aeroporto de Tenzing-Hillary (Nepal)

Esse é um aeroporto situado em uma das áreas mais perigosas do mundo, além de ser peculiar. O Aeroporto Tenzing-Hillary é a chegada dos alpinistas que sobem o Monte Everest.

A instalação está localizada a 2.846 metros acima do nível do mar e tem uma pista de apenas 527 metros, insuficiente para voos de longa distância. Ademais, ele está cercado por montanhas em uma região nebulosa que prejudica a visibilidade dos pilotos.

5. Aeródromo de Phoenix (Antártida)

A construção do aeródromo levou aproximadamente três anos para ser concluída, e nela foram utilizados rolos pesados de mais de 70 toneladas para criar camadas de neve com densidade semelhante à do concreto.

É o único aeroporto no mundo que utiliza neve compactada para o pouso de aviões com rodas. Inaugurado em 2017, o aeródromo atende à Estação McMurdo, dos EUA.

6. Aeroporto Internacional de Wellington (Nova Zelândia)

O aeroporto principal da Nova Zelândia possui sua pista de pouso e decolagem localizada à beira-mar, ao lado de uma praia movimentada e frequentada por surfistas. Devido à sua localização próxima, medidas são tomadas para impedir que aves e outras espécies nativas se aproximem da estrutura aeroportuária.

7. Aeroporto de Macau (China)

O aeroporto de Macau, que foi colonizado por Portugal, mas atualmente é uma região autônoma da China, é notável porque sua pista foi construída em uma faixa estreita de terra sobre o mar. O local artificial possui 3.360 metros de comprimento e 45 metros de largura, sendo o único na região para pousos e decolagens.

8. Aeroporto de Gisborne (Nova Zelândia)

Localizado no interior da Nova Zelândia, o aeroporto de Gisborne é uma estrutura pequena que recebe voos domésticos. No entanto, o que chama a atenção é a presença de uma linha ferroviária que atravessa a pista principal.

Apesar disso, o trem não transporta passageiros desde 2001 e precisa de autorização das autoridades aeronáuticas para atravessar o aeroporto com suas máquinas a vapor.

9. Aeroporto Juancho E. Yrausquin (Ilha de Saba)

O Aeroporto Juancho E. Yrausquin, localizado na ilha holandesa de Saba, no Caribe, tem uma das pistas de pouso e decolagem mais curtas do mundo, com apenas 400 metros de extensão. Além disso, sua localização é cercada por altas colinas, e as duas pontas da pista dão diretamente para o mar.

10. Aeroporto de Congonhas (Brasil)

Congonhas é um dos aeroportos mais movimentados da América Latina e surpreendeu os editores dos sites Budgetair e Times of India pela sua localização, a apenas 11 quilômetros do centro de São Paulo. Essa proximidade teve relação com o pior acidente aéreo da história do Brasil, ocorrido em 17 de julho de 2007.

Na ocasião, um voo da TAM proveniente de Porto Alegre não conseguiu parar na pista de Congonhas e acabou ultrapassando seus limites. O avião sobrevoou a avenida Washington Luís, colidindo com o prédio da TAM Express e um posto de gasolina, resultando na morte de 199 pessoas, entre passageiros, tripulantes e pessoas em solo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS