Conecte-se conosco

Economia

INSS: Descubra se dor nas costas pode garantir aposentadoria por invalidez

Fortes dores nas costas muitas vezes são causadas por problemas na coluna. Confira quais doenças podem levar a aposentadoria por invalidez.

Publicado

em

aposentadoria periculosidade

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebe diversos pedidos de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença de trabalhadores que precisam lidar com dores nas costas causadas por problemas na coluna.

No entanto, não é qualquer dor em suas costas que poderá vir a te garantir a aposentadoria ou até mesmo o respectivo auxílio. Por esse motivo, é preciso saber quais são as doenças na coluna que são capazes de aposentar um trabalhador.

Todos os anos, diversos trabalhadores são afastados de suas atividades laborais devido aos problemas na coluna. Essas doenças estavam entre as que mais afastavam funcionários, perdendo espaço para a Covid-19, mas ainda assim continua se mantendo no ranking.

Das doenças que podem causar o afastamento do trabalhador, temos a dor na cervical, muitas vezes causada por inflamação muscular e desgaste na coluna, além da doença bico de papagaio, como é comumente chamado a osteofite.

A hérnia de disco também é uma das principais causas de afastamento, assim como a discopatia degenerativa e a protusão discal.

Para se ter uma ideia, a hérnia de disco e outras doenças similares foram as causadoras de mais de 50 mil concessões de benefícios temporários do INSS, levando em consideração o ano de 2021.

Aposentadoria por invalidez

Já falamos de doenças que podem vir a conceder benefícios temporários ao trabalhador, mas em que ponto dores nas costas causadas por doenças na coluna podem vir a permitir que ele se aposente?

Durante a Reforma da Previdência, em 2019, a aposentadoria por invalidez veio a se tornar um “benefício por incapacidade permanente”.

Dessa forma, é possível entender, apenas pelo nome do benefício, que só é oferecido nos casos em que o trabalhador esteja incapacitado de forma permanente, ou seja, quando não há a possibilidade de que ele volte a exercer atividade laboral.

Por esse motivo, apenas doenças na coluna não podem conceder esse auxílio, visto que, para conseguir a aposentadoria, é necessário estar incapacitado de forma permanente, ou seja, sem expectativa de melhora.

Para se aposentar por essa modalidade, é preciso comprovar que o beneficiário está incapacitado de exercer atividade laboral para todos os tipos de trabalho.

Além disso, é necessário ter condição de segurado, passar por perícia médica, cumprir o período de carência imposto, entre outros requisitos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS