Conecte-se conosco

Economia

INSS paga adicional de 25% na aposentadoria; confira se você tem direito

Os beneficiários que desconheciam o recurso adicional de 25% também podem solicitar. Basta fazer o requerimento junto ao INSS.

Publicado

em

A aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um benefício previdenciário concedido pelo governo brasileiro a trabalhadores que atingiram a idade e/ou o tempo de contribuição necessários, conforme requisitos estabelecidos pela legislação.

Existem diferentes tipos de aposentadoria, como por idade, por tempo de contribuição e por incapacidade. Cada modalidade tem requisitos específicos, por exemplo alcançar certa faixa etária, acumular certo tempo de recolhimento ou ter uma determinada condição de saúde.

Mas você sabia que alguns beneficiários do INSS podem contar com um adicional de 25% no valor do benefício? Esse é o caso dos cidadãos que recebem a aposentadoria por invalidez. O acréscimo é pago quando o cidadão precisa de assistência para as atividades básicas do dia a dia. Entenda!

Beneficiários recebem um valor extra

Aposentados por invalidez possuem direito ao adicional de 25%. O objetivo é permitir que ele remunere a pessoa que fica responsável por seu atendimento e auxílio permanente, como no caso daqueles que precisam de ajuda para se alimentar, tomar banho e realizar as demais necessidades básicas.

O valor é pago porque a Previdência Social considera que muitas famílias precisam deixar alguém responsável por acompanhar quem está permanentemente incapacitado em suas atividades cotidianas. Dessa forma, o recurso pode e deve ser solicitado por todos aqueles que dependem de ajuda de terceiros.

Mas afinal, como solicitar o adicional?

Se você deseja fazer o pedido, basta entrar em contato com o INSS pelo telefone 135, site ou no aplicativo Meu INSS. A liberação do recurso extra depende do resultado de uma perícia médica.

Entre as doenças que dão direito ao adicional de 25%, estão:

  • Cegueira total;
  • Perda de dedos das mãos;
  • Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
  • Perda dos membros inferiores;
  • E várias outras.

O dinheiro é pago diretamente ao segurado que depende de cuidados de terceiros. No caso de morte do beneficiário, a pensão por morte não inclui o adicional de 25%.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS