Economia
Auxílio-Doença do INSS: Saiba se você tem direito e como solicitar o benefício
Muitos trabalhadores têm dúvidas sobre como solicitar o Auxílio-Doença ou até mesmo se têm direito de receber esse benefício do INSS.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o responsável pelo repasse de diversos benefícios, tais como aposentadoria e pensões, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, entre outros.
Por esse motivo, os trabalhadores contribuem mensalmente para com a autarquia a fim de, caso necessário, receber os benefícios.
Muitos trabalhadores, no entanto, possuem dúvidas se são elegíveis a certos benefícios, como, por exemplo, o auxílio-doença, e muitas vezes nem sabem como solicitá-lo. Por esse motivo, diversos trabalhadores acabam não recebendo um benefício ao qual eles têm direito.
Você sabe o que é o auxílio-doença e quem pode recebê-lo?
Como o próprio nome já diz, é um benefício financeiro que tem como principal intenção auxiliar o trabalhador.
O auxílio-doença é dedicado àqueles que precisam vir a se afastar do trabalho por mais de 15 dias consecutivos ou mais de 60 dias não consecutivos pelo motivo da mesma doença.
Os primeiros 15 dias de afastamento devem ser pagos pela própria empresa, só depois desse período o auxílio começa a ser pago pelo INSS.
Para receber o auxílio-doença, é necessário preencher alguns requisitos, além de estar incapacitado de trabalhar pelo motivo da doença.
Entre esses requisitos, é necessário estar contribuindo para com o INSS por pelo menos 12 meses e ter condição de assegurado. Mas é claro que toda regra possui suas exceções: não é necessário ter contribuído por um ano completo em caso de acidentes de trabalho, doenças profissionais ou doenças graves.
Como solicitar o auxílio?
Existem três plataformas capazes de dar início a solicitação do benefício: por meio de ligação telefônica ao número 135, pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS.
Por algum desses meios, o trabalhador deverá agendar a sua perícia médica, que será a responsável por comprovar que o assegurado, de fato, está incapacitado pela doença de exercer atividade laboral.
Utilizando dos meios digitais, o procedimento é simples: pelo site ou aplicativo, encontre a opção “agendar perícia”, geralmente localizada no menu lateral. Depois, clique em “agendar novo”.
Tanto pelo aplicativo quanto pelo site, você poderá acompanhar o progresso do seu pedido sem nenhuma dificuldade. É importante ter consigo documentos que comprovem a sua doença, como laudos médicos, prontuários, receitas de medicamentos, entre outros.
Para fazer a solicitação, é necessário ter um documento de identificação com foto e que apresente seu CPF em mãos, como a CNH, por exemplo.
Além disso, é preciso ter a sua carteira de trabalho ou documento que comprove que você efetua as contribuições para com o INSS, além de uma declaração do seu empregador afirmando qual foi o último dia trabalhado.
-
Tecnologia2 dias atrás
Celulares escutam nossas conversas? Especialistas dão o veredicto
-
Criptomoedas2 dias atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia2 dias atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Tecnologia17 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Finanças2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia23 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?