Finanças
INSS: repasses dos benefícios do mês de outubro são finalizados!
Pagamentos dos auxílios dos dois calendários foram realizados na última terça-feira. Além disso, a instituição anunciou novo pente-fino. Leia para saber mais.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem como dever realizar os pagamentos de direitos e auxílios de aproximadamente 37 milhões de brasileiros. Os benefícios tratam-se das pensões, dos auxílios, das aposentadorias e outros repasses referentes aos direitos assistenciais ou previdenciários, tal como os BPC/Loas (Benefícios de Prestação Continuada).
Para orientar a realização dos pagamentos, o INSS disponibiliza dois calendários para a consulta, sendo um referente aos segurados que recebem até um salário-mínimo e outro aos segurados que recebem acima disso. Na última terça-feira (08), os repasses foram finalizados para os dois calendários.
Nesse sentido, os últimos grupos pagos receberam a parcela relativa ao mês de outubro, lembrando que os pagamentos são realizados conforme o penúltimo digito do cartão.
Revisão dos auxílios
Recentemente, o INSS anunciou que realizará um pente-fino nos benefícios concedidos por aproximadamente 6 meses. O foco das revisões será daqueles segurados que necessitam de perícia médica para que o pagamento seja realizado.
Assim, os maiores afetados serão aqueles que recebem BPC/Loas, Auxílio-Acidente e Auxílio-Doença, sobretudo aqueles que estão há algum tempo sem passar pela avaliação médica. Todavia, ainda não há uma previsão do início das revisões, sendo necessário ficar atento aos canais de comunicação oficiais do instituto.
Reajuste dos benefícios
Dado que a legislação brasileira determina que o INSS não pode fazer pagamentos abaixo do salário-base, no presente, a quantia mínima paga é de R$ 1.212. Contudo, como o salário-mínimo sofre reajustes anuais, os segurados também têm o valor do seu benefício modificado, aumentando anualmente.
O reajuste realizado é fundamentado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e, segundo a lei, não pode ser inferior a ele, pois os trabalhadores brasileiros não teriam poder de compra diante da crescente inflação.
O prognóstico orçamentário indica que o valor do salário-mínimo passará para R$ 1.302, entretanto, ainda não é garantido. Cabe ressaltar que a equipe econômica do futuro governo tem o intuito de fornecer um ganho real aos trabalhadores, podendo o valor ser maior.
Caso você precise entrar em contato com o INSS, abaixo listamos os meios oficiais de comunicação da autarquia, lembrando que não eles não enviam mensagens por aplicativos, então, se você receber uma mensagem suspeita, não informe seus dados pessoais.
Meios oficiais de comunicação
1. Site: https://meu.inss.gov.br/#/login
2. Aplicativo Meu INSS: https://bityli.com/RXNFG
3. Número de telefone: 135.

-
Economia1 dia atrás
Homem de 67 anos perde aposentadoria por mero detalhe e caso repercute
-
Educação2 dias atrás
10 cidades brasileiras onde há mais pessoas com graduação completa
-
Empresas2 dias atrás
Anac aprova nova companhia aérea no Brasil; conheça
-
Mundo11 horas atrás
Influencer joga OURO em rua de Dubai e fica chocada com o resultado
-
Empresas2 dias atrás
Maior rede de restaurantes do mundo agora é asiática – veja quem superou o McDonald’s
-
Economia2 dias atrás
Brasil deve cair no ranking de crescimento econômico, diz FMI
-
Investimentos2 dias atrás
Santander Brasil pode deixar a Bolsa? Entenda os impactos para acionistas
-
Política1 dia atrás
Após novo reajuste, veja quanto ganham Lula, Alckmin e ministros