Tecnologia
Instagram pode ter conteúdo exclusivo para assinantes, no estilo Onlyfans
Instagram quer monetizar conteúdo.
Em 2021, o Instagram lançou várias notícias sobre formas de monetizar os conteúdos na plataforma. A mais recente parece ter inspiração em serviços como os da Twitch TV e do Onlyfans. Ou seja, é possível que a plataforma lance uma modalidade de conteúdo por assinatura.
Leia mais: Gás de cozinha no valor de R$ 49 para famílias de baixa renda; Confira
Instagram para assinantes
A informação foi divulgada pela Sensor Tower. Ela encontrou uma lista com possíveis planos de assinatura para o Instagram. Os valores seriam pagos por meio das lojas virtuais da Apple, no iOS. Os valores em questão estavam listados como “compras no aplicativo”. Os preços da lista variam de US$ 0,99 até US$ 4,99.
O engenheiro reverso Alessandro Paluzzi encontrou vestígios do código no app, em iOS. Esses vestígios continham supostos valores para serem vendidos na loja virtual. Assim, seria possível criar conteúdos exclusivos para a base mais próxima de fãs de cada perfil.
Além disso, novos indícios apareceram em meio ao código. Entre eles, estaria um painel de controle de inscritos. Ali ficaria demonstrado o valor total arrecadado e o número de fãs. Por enquanto, o tema é apenas uma especulação, mas não seria uma grande surpresa.
Instagram quer monetizar conteúdo
Ainda no início de junho, o Instagram anunciou um novo recurso que promete atrair ainda mais usuários para a plataforma. Será possível se tornar um vendedor afiliado no Instagram.
Hoje, os influenciadores conseguem informar em seus perfis as lojas do Instagram Shop e marcas dos produtos que estão usando. Além disso, também é possível estabelecer parcerias de divulgação. Contudo, com o recurso para afiliados, o criador de conteúdo poderá ganhar comissão por itens vendidos dentro do aplicativo.
Afiliação no Instagram
Os usuários e criadores de conteúdo disponibilizarão links de compra de determinados produtos indicados por eles. A cada venda concretizada, será paga uma quantia referente à comissão.
Esta é uma prática que já ocorre de forma paralela. Muitas contas no Instagram disponibilizam links na BIO com alguma oferta de serviço ou produto, a fim de realizar a venda.
A grande vantagem de um sistema próprio de afiliados dentro do Instagram é o fato de evitar com que os usuários saiam da plataforma. Além disso, fica mais fácil para as pessoas comprarem diretamente dos seus criadores de conteúdo preferidos.
Da mesma forma, as empresas e marcas anunciantes terão uma nova maneira de fazer parcerias com criadores.
Vale destacar que a falta de mecanismo de monetização é algo que sempre incomodou os influenciadores da plataforma. Soava mais vantajoso investir em um trabalho digital no Youtube, Facebook ou TikTok, por exemplo.
De acordo com o Instagram, o novo recurso destinado para afiliados será testado inicialmente com um pequeno grupo. Serão influencers e marcas com sede nos EUA, incluindo Benefit, Kopari, MAC, Pat McGrath Labs e Sephora.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia21 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR