Conecte-se conosco

Tecnologia

Inteligência Artificial: Grok, de Elon Musk, é um chatbot com toque de humor

Desenvolvido pela xAI.

Publicado

em

Desenvolvido pela xAI, a empresa de inteligência artificial de Elon Musk, o Grok é descrito como um chatbot com um toque de humor. Sua característica mais marcante é seu senso de humor sarcástico e politicamente incorreto, aparentemente inspirado pela série de livros “Guia do Mochileiro das Galáxias”.

A xAI afirma que o chatbot é capaz de lidar até mesmo com perguntas controversas e rejeitadas por outros sistemas de IA, e que ele é útil para pessoas de todas as origens e pontos de vista políticos. No entanto, o fator rebelde pode ser desativado, tornando-o mais próximo de uma IA convencional.

Outro destaque do chatbot, de acordo com a empresa, é sua constante atualização em tempo real, utilizando dados da plataforma X. Por exemplo, o ChatGPT é alimentado por conteúdo da web, mas não consegue comentar eventos em tempo real. A última atualização de conhecimento de seu modelo mais avançado, o GPT-4, é de abril de 2023, enquanto a versão gratuita é de janeiro de 2022.

Grok

O Grok pode ser útil para usuários frequentes da própria plataforma X, já que ele pode fornecer contextos sobre tópicos em alta e posts populares dentro da plataforma, fortalecendo o ecossistema da empresa de Musk e sua visão de criar um super-aplicativo, um aplicativo para tudo.

Em testes acadêmicos, o Grok superou a versão gratuita do ChatGPT (o GPT-3.5) em termos de desempenho, mas ficou atrás do GPT-4. A versão paga do chatbot da OpenAI também se destaca pela variedade de recursos, incluindo geração de imagens com o DALL-E 3, pesquisa via Bing, análise de dados avançada e uma ampla gama de plugins adicionais desenvolvidos por terceiros.

LLM – modelos de linguagem amplos

O Grok é uma das mais recentes adições à crescente lista de empresas que estão investindo em seus próprios chatbots baseados em LLM (modelos de linguagem amplos), como o Gemini, do Google, o Claude AI, da Anthropic, o Meta AI, entre outros. Um desses novos modelos, o Groq, da Groq Inc., se destaca pela capacidade de fornecer respostas quase instantâneas. A Groq Inc. afirma que o segredo de seu modelo está no uso de uma Unidade de Processamento de Linguagem (LPU) em vez de uma Unidade de Processamento Gráfico (GPU), um chip proprietário.

Por meio de uma declaração sarcástica, a Groq, detentora dos direitos do nome, declarou guerra contra Elon Musk por ele ter lançado sua IA com um nome e pronúncia semelhantes.

Outro crítico público de Musk é o CEO da OpenAI, Sam Altman, que já foi amigo do bilionário e fundador da Tesla, junto com Peter Thiel. Durante o anúncio do Grok, em novembro de 2023, Altman ironizou a IA de Musk, sugerindo que o modelo não seria muito diferente de uma versão customizada do ChatGPT, mas com um senso de humor considerado antiquado e constrangedor.

(Com Agências Internaiconais).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS