Política
Inteligência Artificial: MP do Rio vai usar nas eleições
Irá analisar registro de candidaturas.
O Ministério Público do Rio de Janeiro começou a utilizar, nesta semana, uma nova ferramenta de inteligência artificial para auxiliar nas eleições deste ano. Essa tecnologia será aplicada na análise dos registros de candidaturas.
“O objetivo da ferramenta é, a partir dos dados inseridos por órgãos públicos, fornecer ao promotor de justiça informações sobre candidatos que tenham sido condenados ou que possuam outras questões que possam impedir sua candidatura ou registro. Isso inclui, por exemplo, o cumprimento dos requisitos da Lei da Ficha Limpa”, explicou Luciano Mattos, procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro.
O principal propósito é agilizar o processo de avaliação e eventual impugnação de candidaturas pelos promotores de Justiça. Anteriormente, essa tarefa era realizada manualmente por um membro do Ministério Público, que precisava consultar o nome de cada candidato em diversos sistemas de informação. Agora, o robô faz um filtro inicial dos dados, identificando rapidamente os possíveis inelegíveis.
Luciano Mattos considera a ferramenta um primeiro passo importante para aumentar a transparência nas eleições. “Estamos começando esse trabalho nas eleições municipais, buscando garantir cada vez mais a lisura e a regularidade do pleito deste ano”.
Inteligência Artificial
Com o uso da nova ferramenta, o MP, por exemplo, solicitou a impugnação da candidatura de Maria Aparecida Panisset ao cargo de vice-prefeita de São Gonçalo. O robô detectou que a candidata possui condenações definitivas por improbidade administrativa, o que resultou na suspensão de seus direitos políticos, tornando-a inelegível até 2031. Maria Panisset foi prefeita da cidade em 2004 e 2008. A reportagem tenta contato com Maria Panisset.
O prazo para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral os registros de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador termina nesta quinta-feira (15). O primeiro turno das eleições será realizado em 6 de outubro, com um possível segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês, onde necessário.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia13 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Economia2 dias atrás
Acordo entre China e EUA reduz tarifas comerciais e é elogiado por Lula
-
Carreira2 dias atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Curiosidades2 dias atrás
Saiba por que brasileiros têm chamado Portugal de ‘Guiana Brasileira’
-
Investimentos1 dia atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Economia2 dias atrás
INSS: Congresso recebe pedido para instalação de CPMI