Política
Inteligência Artificial: MP do Rio vai usar nas eleições
Irá analisar registro de candidaturas.
O Ministério Público do Rio de Janeiro começou a utilizar, nesta semana, uma nova ferramenta de inteligência artificial para auxiliar nas eleições deste ano. Essa tecnologia será aplicada na análise dos registros de candidaturas.
“O objetivo da ferramenta é, a partir dos dados inseridos por órgãos públicos, fornecer ao promotor de justiça informações sobre candidatos que tenham sido condenados ou que possuam outras questões que possam impedir sua candidatura ou registro. Isso inclui, por exemplo, o cumprimento dos requisitos da Lei da Ficha Limpa”, explicou Luciano Mattos, procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro.
O principal propósito é agilizar o processo de avaliação e eventual impugnação de candidaturas pelos promotores de Justiça. Anteriormente, essa tarefa era realizada manualmente por um membro do Ministério Público, que precisava consultar o nome de cada candidato em diversos sistemas de informação. Agora, o robô faz um filtro inicial dos dados, identificando rapidamente os possíveis inelegíveis.
Luciano Mattos considera a ferramenta um primeiro passo importante para aumentar a transparência nas eleições. “Estamos começando esse trabalho nas eleições municipais, buscando garantir cada vez mais a lisura e a regularidade do pleito deste ano”.
Inteligência Artificial
Com o uso da nova ferramenta, o MP, por exemplo, solicitou a impugnação da candidatura de Maria Aparecida Panisset ao cargo de vice-prefeita de São Gonçalo. O robô detectou que a candidata possui condenações definitivas por improbidade administrativa, o que resultou na suspensão de seus direitos políticos, tornando-a inelegível até 2031. Maria Panisset foi prefeita da cidade em 2004 e 2008. A reportagem tenta contato com Maria Panisset.
O prazo para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral os registros de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador termina nesta quinta-feira (15). O primeiro turno das eleições será realizado em 6 de outubro, com um possível segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês, onde necessário.
(Com Agência Brasil).
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia22 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Tecnologia24 horas atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz