Conecte-se conosco

Finanças

Inventário, o que é e como funciona!

Muitas pessoas ainda não sabem como funciona o processo de abertura de um inventário. Confira aqui como funciona e o que é!

Publicado

em

Geralmente, quando deparamo-nos com uma situação de morte de um parente querido, os herdeiros dessa pessoa passam a ter determinadas obrigações legais em relação a esse acontecimento. Na realidade, em suma, todos os bens que foram deixados por essa pessoa que acabou falecendo precisam passar por um processo chamado de invent[ario, com a finalidade de partilhar devidamente esses bens aos sucessores desse parente que veio a óbito.

Para aqueles que não sabem o que isso significa, o inventário nada mais é do que um processo que faz o levantamento de todos os bens de uma pessoa que faleceu em um determinado período da existência. De fato, fazer a abertura desse procedimento é imprescindível para ocorrer a divisão do patrimônio de forma correta, podendo dividir o que ficará com quem.

Resumidamente, é importante deixar claro que a herança, como carros, imóveis, terrenos e negócios só poderão ser efetivamente transmitidos para os herdeiros depois que o inventário estiver concluído com tudo certo. Além disso, é importante deixar claro também que um inventário pode ser feito quando os herdeiros encontram-se distantes da cidade em que o parente faleceu.

Isso só é possível tendo em vista que um inventário extrajudicial não exige que o herdeiro esteja presente no momento da assinatura da escritura pública que possui a finalidade de efetivamente concluir o procedimento. Para que o inventário possa ser feito, é importante que os herdeiros possuam no mínimo 18 anos de idade e que estejam de acordo com a partilha dos bens que serão divididos como herança.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS