Conecte-se conosco

Finanças

Investimentos: quanto de dinheiro poupar do meu salário todo mês?

Alguns métodos são populares para controle financeiro e poupar dinheiro, como é caso da regra 50-15-35. Opções irão variar conforme perfil.

Publicado

em

Guardar dinheiro

Se você começou o ano com o pé direito e quer aprender a economizar desde já, tire um pouco do seu salário para investir. Pense principalmente em ter uma reserva, para caso de emergência. E independente da sua renda, economize um pouco todos os meses.

É fato que economizar não é fácil para todos, ainda mais quando não se tem uma educação financeira desde a infância. Porém, é necessário começar e agora. Para te ajudar, listamos algumas dicas simples e práticas que de forma gradual colocarão suas finanças em dia.

Quanto guardar do salário por mês?

Antes de saber quanto poupar por mês é necessário mensurar qual é a sua renda e suas despesas. Sob controle desses números, é possível encontrar algumas regras que facilitam a distribuição do dinheiro.

Uma das regras mais populares é a 50-15-35. Nela, 50% do salário devem ser destinados para despesas essenciais (aluguel, contas de água, luz e energia).  Outros 15% precisam ser distribuídos entre as prioridades, que podem ser a liquidação de dívidas, construção da reserva e investimentos. Por fim, 35% vão para os hobbies (assinatura da Netflix, Globo Play, Spotify, cinema, lazer etc.).

É válido destacar que isso se emprega para quem ganha um pouco melhor e pode ter controle financeiro. Dessa forma, caso a sua renda seja mais baixa, aconselhamos não seguir essa fórmula, mas o que for condizente aos seus ganhos e gastos.

Comece com pouco mesmo. Guarde 10% todos os meses e depois vá aumentando, pois terá incentivo ao longo do tempo e passará a priorizar suas necessidades financeiras.

Assim, o quanto você deve poupar do salário por mês deve ser equivalente ao que você pode e não lhe fará falta.

Algumas dicas

Já tendo dado início ao projeto economia do salário, seguem algumas dicas:

  • Planeje os gastos sempre abaixo do seu orçamento;
  • Estabeleça uma regra mensal e a adapte depois, se necessário;
  • Separe as economias logo que receber;
  • Crie a sua reserva de emergência;
  • Faça uma conta separada para guardar o dinheiro poupado;
  • Opte por uma conta com rentabilidade, as contas digitais são uma boa recomendação.
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS