Economia
Ipea: Renda média dos trabalhadores cresce 5,8%
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
A renda média dos trabalhadores brasileiros registrou um crescimento interanual de 5,8%, conforme aponta um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) dia 6.
O levantamento indica que os rendimentos do trabalho no segundo trimestre de 2024 continuaram a subir em relação ao trimestre anterior. Entretanto, dados mensais mostram que o rendimento médio real atingiu seu ponto mais alto em abril, com R$ 3.255, mas recuou para R$ 3.187 em julho, uma queda de 2,1%.
A análise, intitulada Retrato dos Rendimentos do Trabalho – Resultados da PNAD Contínua do Segundo Trimestre de 2024, utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), do IBGE. Ela revela que trabalhadores por conta própria, empregados sem carteira e funcionários do setor público tiveram os maiores crescimentos na renda, com aumentos superiores a 7% no segundo trimestre (7%, 7,9% e 7,4%, respectivamente). Em contrapartida, trabalhadores privados com carteira assinada registraram um crescimento de 4,4%, mantendo uma taxa inferior às outras categorias desde o início de 2023.
Renda média dos trabalhadores
Os maiores aumentos na renda foram observados na Região Nordeste (8,5%), entre trabalhadores com mais de 60 anos (8,8%) e aqueles com ensino superior (5,7%). Em contraste, trabalhadores com ensino fundamental incompleto ou escolaridade inferior tiveram um aumento de apenas 1,1%. Os menores crescimentos ocorreram na Região Centro-Oeste (3,3%), entre jovens de 14 a 24 anos (3,6%) e em áreas metropolitanas (4,4%).
Em 2023, as mulheres vinham apresentando um crescimento da renda habitual superior ao dos homens (4,2% contra 2,5% no quarto trimestre). No entanto, no segundo trimestre de 2024, os homens voltaram a ter um crescimento maior (6,2% contra 5,2% para as mulheres).
Entre os setores econômicos, os piores desempenhos ocorreram na construção civil, agricultura e serviços profissionais, com uma queda de 1% e aumentos modestos de 0,5% e 2,1%, respectivamente. Por outro lado, os trabalhadores da indústria e da administração pública tiveram os melhores resultados, com crescimento superior a 8%.
(Com Agência Brasil).

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
ChatGPT é mina de ouro! Veja 5 profissões que podem lucrar com IA
-
Automobilística1 dia atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades