Economia
Ipea: Renda média dos trabalhadores cresce 5,8%
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
A renda média dos trabalhadores brasileiros registrou um crescimento interanual de 5,8%, conforme aponta um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) dia 6.
O levantamento indica que os rendimentos do trabalho no segundo trimestre de 2024 continuaram a subir em relação ao trimestre anterior. Entretanto, dados mensais mostram que o rendimento médio real atingiu seu ponto mais alto em abril, com R$ 3.255, mas recuou para R$ 3.187 em julho, uma queda de 2,1%.
A análise, intitulada Retrato dos Rendimentos do Trabalho – Resultados da PNAD Contínua do Segundo Trimestre de 2024, utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), do IBGE. Ela revela que trabalhadores por conta própria, empregados sem carteira e funcionários do setor público tiveram os maiores crescimentos na renda, com aumentos superiores a 7% no segundo trimestre (7%, 7,9% e 7,4%, respectivamente). Em contrapartida, trabalhadores privados com carteira assinada registraram um crescimento de 4,4%, mantendo uma taxa inferior às outras categorias desde o início de 2023.
Renda média dos trabalhadores
Os maiores aumentos na renda foram observados na Região Nordeste (8,5%), entre trabalhadores com mais de 60 anos (8,8%) e aqueles com ensino superior (5,7%). Em contraste, trabalhadores com ensino fundamental incompleto ou escolaridade inferior tiveram um aumento de apenas 1,1%. Os menores crescimentos ocorreram na Região Centro-Oeste (3,3%), entre jovens de 14 a 24 anos (3,6%) e em áreas metropolitanas (4,4%).
Em 2023, as mulheres vinham apresentando um crescimento da renda habitual superior ao dos homens (4,2% contra 2,5% no quarto trimestre). No entanto, no segundo trimestre de 2024, os homens voltaram a ter um crescimento maior (6,2% contra 5,2% para as mulheres).
Entre os setores econômicos, os piores desempenhos ocorreram na construção civil, agricultura e serviços profissionais, com uma queda de 1% e aumentos modestos de 0,5% e 2,1%, respectivamente. Por outro lado, os trabalhadores da indústria e da administração pública tiveram os melhores resultados, com crescimento superior a 8%.
(Com Agência Brasil).
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp