Conecte-se conosco

Empresas

IPO da Ant de US$ 37 bi em Xangai e Hong Kong é cancelado

Ant cancelou sua listagem em Hong Kong após a bolsa de valores de Xangai ter anunciado que havia suspendido seu IPO.

Publicado

em

Dois dias antes da Ant Group estrear no mercado de ações, sua oferta pública inicial (IPO) que movimentaria um recorde de cerca de 37 bilhões de dólares foi suspensa em Xangai e em Hong Kong.

A Ant suspendeu sua listagem em Hong Kong após a bolsa de valores de Xangai ter anunciado que havia cancelado seu IPO, frustrando os planos de listagem dupla da empresa.

Segundo a companhia, o IPO foi suspenso por Xangai após uma entrevista que reguladores fizeram recentemente com seu fundador, Jack Ma, e outros executivos. Os reguladores afirmaram Ant pode não preencher os requisitos de listagem e de transparência, destacando também mudanças recentes no ambiente regulatório do setor de fintechs.

“Esta é uma jogada inesperada que foi lançada sobre nós. Não sei o que dizer”, afirmou um executivo de um banco que coordenava a operação.

Ma, o presidente do conselho da Ant, Eric Jing, e o presidente-executivo, Simon Hu, foram chamados por reguladores para uma reunião na segunda-feira, quando, segundo fontes, foram informados que o lucrativo negócio de empréstimos online da empresa deveria passar por uma avaliação mais severa do governo.

O cenário tem como pano de fundo a publicação por autoridades chinesas de um projeto para novas regras sobre empréstimos online.

Ma havia considerado, no final do mês passado, a regulação desatualizada e inadequada para empresas que tentavam usar a tecnologia para impulsionar a inovação financeira.

Contudo, o governo chinês ficou mais inquieto com os bancos que usam intensamente plataformas de tecnologia de terceiros como a Ant para oferecer empréstimos ao consumidor, em meio a preocupações com a inadimplência crescente e ruína da qualidade dos ativos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS