Conecte-se conosco

Finanças

IPTU e IPVA: é melhor pagar à vista ou parcelar?

Descontos no pagamento dos impostos à vista podem chegar até 20% e variam de acordo com o município.

Publicado

em

Impostos

Junto com o início do ano chegam as despesas novas. Além das contas acumuladas no natal, ano novo, as matrículas, mensalidades e boletos de impostos vão surgindo. Logo, janeiro é sinônimo também de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

E apesar de saber que essas tarifas deverão ser pagas, muitas pessoas não se organizam para quitá-las e acabam gastando além do que podem com as festas de final de ano e presentes. Para te ajudar a se organizar financeiramente, apresentamos quando é melhor pagar à vista ou parcelar o IPTU e o IPVA.

Sem dúvidas, o pagamento à vista é a melhor opção para quem destinou o dinheiro para esse fim. Isso porque os descontos são vantajosos. Dependendo da região, os descontos do IPTU podem chegar até 20% e, em algumas cidades, a oferta é ampliada até para os parcelamentos, como é o caso de Caieiras (SP), de 15% para duas parcelas. A regra do IPVA é similar, quem determina é o estado. 

Caso os recursos financeiros estejam aplicados em investimentos, é preciso analisar se o resgate vale a pena, em relação ao desconto. Sendo assim, compare o rendimento e a alíquota do Imposto de Renda (IR). Também é importante avaliar se terá dinheiro para arcar com outras dívidas ou tudo virará uma bola de neve.

Agora, se você não pensou nessas despesas extras de início de ano e não poupou, a opção é parcelar. Mais uma vez, se tiver dinheiro investido e a rentabilidade for acima do desconto, é melhor pagar o IPTU e o IPVA parcelado. Avalie bem se o valor das parcelas cabem no bolso e elimine algumas despesas, se preciso.

Ainda, fazer um empréstimo para pagar à vista geralmente não é uma boa. A opção só será atrativa se o Custo Efetivo Total (CET) da linha de crédito for abaixo dos juros cobrados no parcelamento do IPTU e IPVA. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS