Conecte-se conosco

Economia

IPVA mais caro em 2022: Saiba o quanto você pagará de imposto no ano que vem

Motivo para alta está no reajuste de preço dos carros, que subiu 12,5% nos últimos 13 meses para seminovos e usados.

Publicado

em

Motoristas de todo o brasil devem se atentar não só com a alta do preço dos combustíveis, mas também com a disparada do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. A previsão é de que um grande aumento sobre o tributo seja aplicado em 2022.

Leia mais: Confira 7 dicas para comprar bons carros usados

Atualmente, de acordo com a tabela Fipe, a cobrança média do IPVA é de até 4% do valor venal do veículo. Porém, nos últimos anos, os donos de veículos estavam acostumados a pagar cada vez menos a quantia do tributo em razão da desvalorização natural do bem com o passar do tempo.

No entanto, estimativas para o começo do próximo ano mostram que o IPVA ficará mais caro. O motivo está no reajuste de preço dos carros, que subiu 12,5% nos últimos 13 meses para os seminovos e usados. Essa supervalorização de veículos de segunda mão acontece diante da baixa procura por utilitários 0km, que também tiveram uma escalada nos preços fora do normal.

Como saber o preço do seu IPVA?

O cálculo do IPVA cobrado pelos estados é calculado conforme o preço venal do veículo na tabela Fipe, associada à alíquota cobrada por cada unidade federativa. Para chegar no resultado, o condutor deve calcular o valor do veículo junto com a alíquota de cada estado.

Veja a seguir a tabela média das alíquotas de cada estado:

Estados Porcentagem
São Paulo 4%
Rio de Janeiro 4%
Minas Gerais 4%
Goiás 3,75%
Distrito Federal 3,5%
Mato Grosso do Sul 3,5%
Paraná 3,5%
Alagoas 3%
Amazonas 3%
Amapá 3%
Pernambuco 3%
Rio Grande do Norte 3%
Rio Grande do Sul 3%
Roraima 3%
Bahia 2,5%
Ceará 2,5%
Maranhão 2,5%
Pará 2,5%
Paraíba 2,5%
Piauí 2,5%
Sergipe 2,5%
Acre 2%
Espírito Santo 2%
Mato Grosso 2%
Rondônia 2%
Santa Catarina 2%
Tocantins 2%

É importante destacar que no carro 0km, o preço base utilizado para o cálculo é o apresentando no documento fiscal de compra.

Como realizar o cálculo do IPVA?

Depois de saber o valor venal do veículo, o motorista pode descobrir previamente de quanto será o valor do seu IPVA. Considerando um veículo cujo valor é de R$ 60 mil na tabela Fipe, e que o automóvel esteja licenciado no Estado de São Paulo, cuja alíquota é de 4%, o cálculo será da seguinte forma:

  • 60 mil x 4% = 2.400;
  • IPVA 2022 será de R$ 2.400.

Apesar de simples, a conta pode assustar o consumidor final, que terá de arcar com custos cada vez mais altos para obter o direito de pilotar seu veículo.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS