Automobilística
IPVA zero: Veja se seu veículo se encaixa e fique isento do pagamento!
Atenção: se aconteceu isto com seu veículo, você está isento do pagamento do IPVA e pode nem saber. Entenda!
O IPVA é um imposto que incide sobre a propriedade de veículos automotores, como carros, motos, ônibus, caminhões, aviões e barcos. Ele é cobrado pelos estados e pelo Distrito Federal, e o valor varia de acordo com a alíquota definida por cada um deles e o valor do seu veículo, de acordo com sua data de lançamento no mercado.
O imposto deve ser pago todos os anos, à vista ou de maneira parcelada. O dinheiro arrecadado com o IPVA é dividido entre o estado e o município onde o veículo foi registrado e pode ser usado para diferentes fins, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
No entanto, em alguns casos, o proprietário do veículo pode ficar isento do pagamento do imposto anual. É o caso daqueles que tiveram seu automóvel furtado ou roubado.
Tive meu veículo roubado, ainda terei que pagar o IPVA?
Essa preocupação pode ser real para pessoas que tiveram prejuízos em relação à perda do veículo e estão preocupadas com o vencimento do IPVA. Muita gente não sabe, mas no caso de furto ou roubo do automóvel, não é necessário realizar o pagamento do imposto obrigatório.
Como garantir a isenção do pagamento do IPVA?
Para ficar isento do pagamento do IPVA é necessário, primeiramente, comprovar que você teve seu veículo furtado ou roubado. Para isso, é necessário realizar a confecção de um B.O. (Boletim de Ocorrência).
O B.O. pode ser registrado pela internet ou, se preferir, basta procurar a delegacia mais próxima, explicar a situação e sinalizar que deseja registrar o ocorrido com seu veículo.
Com o B.O. em mãos e as guias de recolhimento referentes ao IPVA, procure o órgão de fiscalização responsável para realizar a comprovação de furto ou roubo do veículo. Caso já tenha realizado o pagamento integral do IPVA, o valor poderá ser devolvido após esclarecida a situação.
-
Cotidiano1 dia atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Saúde2 dias atrás
Lenda urbana ou realidade: é caro ficar doente nos Estados Unidos?
-
Criptomoedas8 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Taxista ou motorista de Uber: quem ganha mais?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Finanças2 dias atrás
Como saber se o pagamento de um boleto foi mesmo realizado?
-
Economia2 dias atrás
Reajuste no PIS/PASEP para 2025 beneficia trabalhadores brasileiros
-
Agronegócio2 dias atrás
5 tipos de fungos que mais atacam e destroem sua horta; saiba prevenir