Conecte-se conosco

Saúde

Ir ao banheiro à noite: motivos para se preocupar

Se você levanta várias vezes para utilizar o toalete, é preciso ficar atento. Saiba os motivos.

Publicado

em

Quem nunca se viu obrigado a acordar no meio da noite para usar o banheiro? Tal situação é bastante comum, porém, quando vira um hábito, é preciso observar a situação com mais cautela. Geralmente, é comum precisar evacuar até 8 vezes diárias e uma ou duas no período noturno.

Entretanto, frequências maiores do que as citadas acima podem ser bastante perigosas. Os médicos utilizam um termo para definir essa situação: noctúria. Trata-se da necessidade constante de urinar quando o sol se põe. Esse sintoma pode afetar pacientes de todas as idades, porém é mais comum em idosos e adultos.

Logo, um dos principais males oriundos disso encontra-se na interrupção do sono, que, por sua vez, pode causar problemas e prejudicar a qualidade de vida da pessoa. Vamos conferir mais detalhes sobre a noctúria e aprender algumas maneiras de aliviar isso.

Quais podem ser as causas disso?

De acordo com o urologista do Hospital São Vicente de Paulo, o Dr. Renato Faria, doenças como apneia obstrutiva do sono, hiperplasia da próstata, diabete insipidus e ansiedade podem ser responsáveis pela vontade recorrente de usar o banheiro durante a noite.

Por isso, é muito importante procurar um médico especializado para realizar os devidos exames e identificar a origem do problema com maior clareza. Somente assim o profissional poderá prescrever um tratamento adequado para colocar fim a essa situação tão incômoda.

Por sua vez, o indivíduo deve se preparar para fazer mudanças na sua alimentação e estilo de vida, além de se acostumar com a ingestão de alguns medicamentos específicos ou terapias. Tudo dependerá das causas da noctúria, que podem ser bastante variáveis. De acordo com o especialista:

“Ir várias vezes ao banheiro durante a noite não é considerado normal. Inicialmente, o paciente pode procurar por um clínico geral ou um urologista para avaliação clínica.”

Enfim, caso, após a bateria de avaliações ser feita, nenhuma patologia que justifique a alta necessidade de usar o banheiro de noite for constatada, então o paciente será aconselhado a beber menos líquidos antes de se deitar, especialmente se a substância em questão for diurética. E, sim, a lista inclui o álcool.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS