Conecte-se conosco

Bancos

Itaú (ITUB4) projeta 2020 recessivo e com desemprego em alta

Relatório da instituição prevê maior incerteza fiscal, real mais fraco e inflação mais forte

Publicado

em

Crédito: O Globo

Ao inverter sua previsão, de crescimento à queda do Produto Interno Bruto (PIB) – de 0,5% a -0,5% – para 2022, relatório recente do Itaú (ITUB4) prevê que o próximo ano será de recessão econômica e aumento do desemprego.

Cenário caótico – Entre os fatores determinantes desse cenário caótico, a instituição aponta o aumento da incerteza fiscal, maior risco-país, desvalorização do real, com avanço da inflação. Em sua projeção, o documento explica que “taxas de juros mais altas levarão a uma atividade econômica mais fraca, a exemplo do recuo moderado de 0,5% do PIB em 2022 (projeção anterior era de crescimento, na mesma taxa)”.

Desemprego sobe – Também com relação a 2022, o Itaú projeta uma taxa de 4,3%, superior aos 4,2% estimados anteriormente – com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – já incorporando uma expectativa de 3,5% de alta nos preços de alimentos e de 5% para a alta de preços industriais e de serviços. No mesmo período, segundo a instituição, a taxa de desemprego deve passar de 12,6% a 13,3% da população economicamente ativa do país.

Inflação de 9% – “Esperamos um aumento de 3,5% nos preços administrados, com bandeira tarifária vermelha 1 no final de 2022. Antes disso, porém, esperamos que a inflação encerre 2021 em 9,0%”, assinala o documento, ao admitir, em sua conclusão, que “a rápida retomada da agenda de reformas, incluindo a administrativa, poderiam ajudar a aliviar as condições financeiras e reduzir as incertezas, melhorando o cenário para o ano que vem.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS