Curiosidades
Já sabe qual é a marca de cerveja preferida na região onde você mora?
Pesquisa indica as marcas mais consumidas do Brasil com base em hábitos, preferências, idade, região e até classe social.
Uma pesquisa recente elaborada pela Brazil Panels, em parceria com a agência Conexão Vasques, revelou as marcas de cerveja mais consumidas e preferidas pelos brasileiros.
O estudo, que ouviu 1.715 pessoas de todas as regiões do país, identificou as preferências de consumo ao destacar variações por faixa etária e classe social.
Brahma, Heineken e Skol se sobressaíram como as bebidas mais consumidas. Essas marcas são seguidas por Amstel e Budweiser, também presentes entre as mais populares.
O levantamento ainda revelou que 61% dos brasileiros acima dos 18 anos consomem cerveja, isso varia a frequência de consumo entre diário e ocasional.
Cervejas de diferentes marcas são muito populares no Brasil – Imagem: Pixabay
Consumo por faixa etária
No consumo visto a partir de faixa etária, a Heineken é a preferida dos jovens entre 18 e 34 anos, enquanto a Brahma tem maior adesão nas idades mais elevadas. Assim, pessoas entre:
-
18 e 24 anos: 68,8% consomem Heineken;
-
25 e 34 anos: 61,1% também preferem a Heineken;
-
35 e 44 anos: 44% dos consumidores bebem Brahma;
-
45 e 54 anos: 42,6% têm predileção por Brahma;
-
55 e 64 anos: 44% escolhem também a Brahma;
-
Acima de 65 anos: 34,5% bebem mais Brahma.
Marcas mais consumidas por região
Os dados revelam também que a distribuição do consumo varia ainda regionalmente. Veja a seguir:
-
Norte: Skol, com 51,2%;
-
Nordeste: Heineken, com 49,7%;
-
Centro-Oeste: Heineken, com 41% ;
-
Sudeste: Brahma, com 48,1%;
-
Sul: Amstel, com 37,2%.
Preferências por classe social
As classes A e B preferem Heineken, enquanto a classe C opta por Brahma. Já as classes D e E mostram predileção por Brahma e Skol.
Essas tendências refletem as diferenças de poder aquisitivo e preferências culturais associadas a cada grupo.
Fatores de escolha
Para 61,6% dos consumidores, o sabor é o principal item para eles tomarem decidirem beber uma marca de cerveja.
Em seguida, o preço é considerado por 17,1%, enquanto a qualidade premium representa 11,1% das preferências.
Além disso, tradição e disponibilidade também influenciam decisões, ainda que em menor escala.
Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels e Conexão Vasques, ressalta que tais variações nos hábitos de consumo oferecem insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores brasileiros.
A pesquisa destaca ainda como aspectos sociodemográficos impactam as escolhas e moldam o mercado de cervejas no Brasil.
* Com informações do site IstoÉ Dinheiro.
-
Economia2 dias atrás
Quem é considerado classe média no Brasil? Veja a renda e perfil atual
-
Economia2 dias atrás
Você sabe qual é o salário de quem é considerado rico no Brasil?
-
Saúde1 dia atrás
Cuidado! Animais perigosos e até mortais podem estar escondidos no seu jardim
-
Economia10 horas atrás
14º salário do INSS: o que aposentados e pensionistas precisam saber sobre o assunto
-
Tecnologia2 dias atrás
Entre no clima natalino: ative o modo Natal no seu WhatsApp
-
Mega-Sena2 dias atrás
Mega da Virada: quanto rende na poupança o prêmio de R$ 600 milhões?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Jornada de 30 horas semanais é aprovada: veja quem se beneficia com a mudança
-
Empresas2 dias atrás
CSN propõe aquisição de 70% da Estrela Logística