Conecte-se conosco

Economia

Jamais contribuiu com o INSS? Você pode receber um benefício mensal de R$ 1.100; Entenda!

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece benefício para alguns brasileiros que não contribuíram com a Previdência Social.

Publicado

em

A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o sonho de muitos brasileiros, mas a realidade de poucos. Receber um benefício durante a terceira idade é muito importante para garantir a sobrevivência de milhões de pessoas, que podem se sentir mais seguras por contar com aquele valor mensal.

Leia mais: FGTS: Caixa libera 3 anos de saque de uma vez para nascidos entre agosto e dezembro

No entanto, muitos não contribuem com a Previdência Social ou não atingem o tempo de contribuição necessário para garantir a aposentadoria. Felizmente, até quem nunca recolheu também pode ter direito a um benefício do INSS.

Salário mínimo para quem nunca contribuiu

O valor do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) é de um salário mínimo mensal. Para receber BPC, o cidadão deve ter idade superior a 65 anos ou ser uma pessoa com deficiência.

Não se trata de uma aposentadoria, e sim de um benefício assistencial. Embora também seja pago mensalmente a quem nunca recolheu contribuição, ele não dá direito a todas as vantagens garantidas aos aposentados.

Confira os critérios exigidos para solicitar o BPC:

  • Ter idade mínima de 65 anos;
  • Ser natural do Brasil ou de Portugal;
  • Ter renda familiar igual ou inferior a meio do salário mínimo por pessoa;
  • Estar inscrito no CadÚnico;
  • Ter CPF (solicitante e familiares).

Como solicitar

O primeiro passo para receber o benefício é se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), sistema do governo federal que reúne informações sobre a população de baixa renda. Para isso, basta comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.

Em seguida, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS e solicitar o BPC/LOAS. Também é possível pedir o benefício nas agências do INSS ou pela Central Telefônica 135.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS