Política
Janja promete trabalhar muito como primeira-dama; isso lhe garante um salário?
Esposa do novo presidente Lula, Janja, é conhecida por sua militância e promete estar ativa durante o mandato.
Rosângela Silva, conhecida carinhosamente como Janja, é esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e esteve ao seu lado durante a posse do novo comandante do país no dia 1º de janeiro. A primeira-dama foi muito ativa na campanha do marido, e também ofereceu bastante apoio enquanto ele esteve preso em Curitiba.
Com 56 anos de idade, é muito conhecida hoje no meio da política e tem sido assim desde os seus 17 anos, quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Companheira de luta de Lula, ela se denomina feminista e sempre participou de ações políticas do partido.
Entre as pautas defendidas por ela estão os direitos dos animais e os direitos das mulheres. Segundo declarações recentes, ela pretende estar ativa nessas áreas durante o mandato do marido.
Por mais que ocupe o posto, ela não se agrada do seu significado, pois segundo Janja ele passa a impressão que primeira-dama é um papel limitado ao lar. Ela afirmou que seu perfil é de luta, e é isso que quer fazer nos próximos anos de governo.
Janja e Lula se casaram em 2022, mas estão juntos desde 2017, após ele ter perdido sua primeira esposa, Marisa Letícia. Ela é paranaense e esteve em Curitiba durante a vigília formada por apoiadores do presidente, sendo uma das principais organizadoras do movimento.
Primeira-dama ganha salário?
Com formação em Sociologia, ela já foi professora universitária e trabalhou em uma usina hidrelétrica. Por mais que o posto atual ofereça a ela a oportunidade de participar de diversos projetos e ações sociais, ele não garante nenhum salário, pois não se trata de um cargo público, e sim de um título inspirado em tradições de outras repúblicas.
Entretanto, mesmo não sendo escolhida pelo povo nem ocupando um posto oficial, Janja já declarou que participará ativamente de ações de combate à fome e de projetos voltados para as mulheres.
Ela também afirmou que tem planos para ressignificar o posto e transformá-lo em um local de luta e militância. Sua intenção é promover essa mudança durante o mandato de quatro anos de seu marido e companheiro.

-
Tecnologia1 dia atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia15 horas atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Tecnologia2 dias atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Mundo2 dias atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Política2 dias atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia13 horas atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Mundo2 dias atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia2 dias atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”