Empresas
JBS sofreu ataque hacker que paralisou sua operação mundial
Maior processadora do mundo
A processadora de carnes JBS informou ter sofrido ataque hacker no último final de semana, e destacou que a investida foi originária de algum lugar da Rússia.
A companhia, que é a maior empresa do seu segmento do mundo, e brasileira, tem operações em diversas partes do globo e, por conta do atentado, suspendeu provisoriamente suas operações.
Também disse que, aparentemente, sua unidade na Austrália foi a maior afetada. A empresa suspeita, ainda, que as plantas fabris do Canadá, Estados Unidos e Reino Unido tenham sido seriamente afetadas.
CEO da JBS Austrália, Brent Eastwood foi quem trouxe o assunto à tona, visto que por questões de segurança, bem como por estratégia para lidar com a situação, a empresa não comunicou o mercado.
Eastwood disse que, devido ao incidente, todas as unidades da companhia no país ficaram inoperantes. Ele não soube informar quando a produção será retomada.
JBS
Tanto a companhia quanto os consultores de segurança dizem acreditar que, provavelmente, trata-se de um ataque via ransomware.
Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.
Ataques desse tipo estão se tornando comum no mundo todo. Por conta disso, as companhias estão fortalecendo sua criptografia e sua equipe de TI.
A JBS detém inúmeras marcas ligadas ao setor de alimentos, como Friboi, Swift, Seara, Pilgrim’s e Moy Park.
Brasil
A companhia não confirmou se as operações no Brasil foram afetadas. O governo dos Estados Unidos se colocou à disposição da companhia para checar o fato em território norte-americano.
A JBS está listada na bolsa brasileira sob o ticker JBSS3.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp