Empresas
Jornada reduzida: Portugal testa semana de 4 dias. Funcionará?
Empresas portuguesas irão iniciar testes com semana de trabalho de apenas 4 dias e as expectativas estão abstante altas sobre o novo modelo.
Já imaginou poder trabalhar menos dias e ter uma rotina mais leve? Então, essa é uma discussão antiga entre os governos, empreendedores e organizações defensoras dos direitos dos trabalhadores.
Alguns especialistas opinam que uma semana útil mais curta seria mais benéfica para os colaboradores, inclusive contribuindo para um aumento de produtividade nas empresas.
Por outro lado, existem aqueles que se preocupam que tal alteração de rotina poderia impactar negativamente nos negócios, em falando resumidamente, não há um consenso sobre o assunto.
Porém, Portugal resolveu sair na frente e há um projeto que começou a ser testado na última segunda-feira (05/06), que institui uma semana de apenas 4 dias de trabalho.
Como esse teste irá funcionar no país europeu?
Segundo informações divulgadas, ao todo 39 negócios aderiram ao teste, e mais de 1000 trabalhadores serão submetidos a nova rotina que será proposta.
O experimento durará até a última semana do mês de novembro deste ano de 2023, e os empregados não terão diminuição de salário, mesmo com um dia a menos de labor.
De acordo com o periódico lusitano Correio da Manhã, a maioria dos negócios participantes da empreitada possuem atividades ligadas à informática e consultoria.
Já os demais, estão atuando nas áreas da indústria, saúde, comércio, serviço social e educação. Dessa forma, a iniciativa pretende avaliar os resultados de antes e do depois nos referidos empreendimentos, de modo a comparar os números.
Os principais indicadores a ser considerados serão a produtividade, saúde e bem-estar dos colaboradores, além dos custos relativos à manutenção das atividades.
O Ministério do Trabalho português, argumenta que as próprias companhias precisam organizar como será a semana reduzida, considerando as particularidades de cada negócio.
Para incentivar o teste, as instituições receberão um apoio financeiro de € 350 mil (R$ 1,8 milhão), para despesas e demais custos que surjam por conta da transição.
Inclusive, medidas semelhantes também serão aplicadas aqui em terras brasileiras, e testes serão feitos para avaliar se nosso sistema produtivo se adapta a uma semana de apenas 4 dias trabalhados.
A iniciativa é da 4 Day Week, uma comunidade sem fins lucrativos que coloca projetos semelhantes em prática no mundo todo, projetos-pilotos como esse em todo o mundo, em parceria com a brasileira Reconnect Happiness at Work.
Assim, caso um empreendimento esteja interessado em tentar implementar esse modelo em suas instalações, existe um formulário no site oficial da organização que pode ser preenchido para marcar uma conversa.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking