Conecte-se conosco

Curiosidades

Lavar ou não lavar o arroz? Veja o que os chefs dizem

Publicado

em

O arroz é a base da alimentação de bilhões de pessoas ao redor do mundo e trata-se de um grão cultivado há milênios pela humanidade. Já na China Antiga e no Japão Feudal, esse insumo era considerado muito valioso e, até mesmo, algumas transações comerciais e tributos de guerra eram pagos em sacas do produto.

Porém, apesar de fazer parte da nossa alimentação há tanto tempo, ainda existe uma pergunta que não quer calar: afinal, é obrigatório realizar a tradicional lavagem antes de cozinhar o item ou isso não precisa ser feito?

Qual é a opinião dos experts em culinária?

De acordo com grande parte dos especialistas no assunto, a pré-lavagem do arroz acaba reduzindo drasticamente a quantidade de amido no alimento. Sabe aquela água mais escura oriunda do enxágue? Então, ela está carregada do amido livre que estava no grão.

Assim, a lavagem é recomendada para o preparo de alguns pratos, quando os chefs buscam utilizar grãos separadamente. Entretanto, para fazer risoto, arroz-doce e paella, por exemplo, o procedimento não é realizado.

Lembrando que, nos tempos antigos, lavava-se o cereal para retirar insetos, pedras, sujeira ou quaisquer elementos estranhos, uma vez que as técnicas de processamento não eram tão avançadas como as de hoje.

Inclusive, ainda existem regiões no mundo que realizam cultivos mais tradicionalistas, sem contar com grandes maquinários ou ferramentas agrícolas modernas. Nestes casos, a pré-lavagem do arroz é fundamental para garantir a integridade do produto para o consumo humano.

Recentemente, descobriu-se que o uso de plásticos e microplásticos nas embalagens está afetando os alimentos. Logo, revelou-se que a lavagem do arroz pode tirar até 20% dos plásticos do grão cru, além de também remover 90% do arsênico presente nele.

Sim, caro leitor, conforme a planta cresce, ela absorve níveis bastante altos dessa substância nociva conforme se desenvolve. Infelizmente, a água acaba removendo um excesso de nutrientes benéficos para a nossa saúde, entre eles o zinco, o ferro e o vanádio.

Por fim, antes de decidir se lava ou não o seu arroz, leve em conta o tipo, a origem do produto, os avisos sanitários vigentes, além do tempo necessário para deixar tudo limpinho, pois em suma não há um consenso universal pré-estipulado sobre o esse assunto.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS