Economia
Lei de isenção de imposto de renda para doentes celíacos é proposta
Portadores de doença celíaca precisam evitar alimentos com glúten, que é encontrado em cereais, como trigo, cevada, malte e centeio.
Portadores de doença celíaca precisam evitar alimentos com glúten, que é encontrado em cereais, como trigo, cevada, malte e centeio. Isso porque o sistema imunológico dessas pessoas reage de forma exagerada a substância, decorrendo em diversos problemas de saúde.
Veja também: Conheça algumas plantinhas essenciais para melhorar ansiedade e bem-estar
Uma dieta rigorosa com a exclusão do glúten é o indicado para quem tem a doença que. nesse caso, tem um alto custo, devido aos alimentos serem preparados de forma especial. Diante disso, a deputada federal Geovania de Sá criou um Projeto de Lei que visa dar isenção para pessoas com doença celíaca no Imposto de Renda. O PL 1.708/2022 tem como objetivo mudar a legislação do imposto de renda para incluir a doença.
Para os celíacos, a proteína do trigo não é bem processada no organismo, que acaba acumulando, e gerando uma resposta do sistema imune para tentar se livrar daquilo tudo.
“A doença causa atrofia da mucosa do intestino, levando à má absorção dos nutrientes, sais minerais e água. Além disso, pode gerar problemas graves à saúde, como osteoporose, déficit de crescimento em crianças e até mesmo câncer. É uma proposta relevante socialmente dada sua gravidade e o alto custo para manutenção de uma alimentação regrada, livre de glúten”, explicou a deputada.
De acordo com uma pesquisa da Origem Scientifica, feita em 2009, o custo com a alimentação sem glúten chega a ser 138% mais cara para os consumidores.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira13 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia8 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta