Conecte-se conosco

Economia

Líderes da Ásia-Pacífico pressionam por comércio mais livre após saída de Trump

Presidente norte-americano tem introduzido políticas comerciais protecionistas desde que chegou ao poder, em 2017. Líderes esperam relação mais aberta com sucessor.

Publicado

em

Os líderes da região da Ásia-Pacífico pediram que o comércio seja mais aberto e multilateral, a fim de apoiar a economia global atingida pela pandemia do coronavírus, enquanto alguns esperavam por mais engajamento com os Estados Unidos sob o governo de Joe Biden em 2021.

O presidente chinês Xi Jinping, entre os líderes durante uma reunião virtual do fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês) nesta quinta-feira, rejeitou o protecionismo e disse que a globalização é “irreversível”, um dia antes de o presidente dos EUA, Donald Trump, se juntar à reunião.

“Não vamos reverter o curso ou ir contra a tendência histórica com o ‘desacoplamento’ ou formação de uma pequena bolha para manter os outros fora”, afirmou Xi em fórum que ocorre um dia antes da reunião de líderes da Apec a ser realizada virtualmente em Kuala Lumpur na sexta-feira.

“A China permanecerá comprometida com a abertura e cooperação e aderirá ao multilateralismo e ao princípio de ampla consulta, contribuição conjunta e benefícios compartilhados”, acrescentou o presidente.

Xi disse ainda que “o crescimento do unilateralismo, protecionismo e intimidação, bem como a reação contra a globalização econômica” aumentaram os riscos e as incertezas na economia mundial.

Trump tem introduzido políticas comerciais protecionistas desde que chegou ao poder, em 2017, incluindo tarifas sobre bilhões de dólares em produtos chineses, o que deu início a uma verdadeira uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

A reunião dos líderes da Apec ocorre num momento em que as economias estão tentando se recuperar do impacto da pandemia do coronavírus e alguns dias depois de Trump perder a eleição presidencial dos EUA.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS